Sun anuncia acordo para aquisição da MySQL AB!

Ok, ok! Está certo, você provavelmente já leu a respeito da aquisição e os motivos. Não espero que leia esse artigo para saber da novidade. Na verdade estou escrevendo sobre ela para falar de algo que você também já deve saber, desconfia ou ainda se pergunta. Afinal em nenhum dos lugares em que a ví sendo publicada comentaram sobre isso. A afirmação, implícita na notícia, de que com certeza podemos ganhar dinheiro com software livre.

A companhia MySQL AB foi fundada nos anos 80 por três pessoas: David Axmark, Allan Larsson e Michael Widenius. Tem uma ampla gama de produtos relacionados a bancos de dados e desde 2001 é financiada por capital de risco, permanecendo até hoje sem débito algum. Trabalhando e mantendo-se exclusivamente com software livre a empresa agora passa a ser de propriedade da Sun Microsistems, que com a compra aumenta consideravelmente sua participação no mercado de tecnologia da informação empresarial.

Esta é mais uma prova de que software livre, embora seja de desenvolvimento comunitário, quando bem trabalhado e coordenado para tornar-se um programa robusto e estável, pode gerar grandes somas de dinheiro como resultado desses esforços. Afinal a empresa já havia conquistado vários clientes de peso para a prestação de suporte, entre as quais podemos citar a Google, a Nokia, Facebook, entre outras.

Para que tenha uma idéia, foram feitos downloads de mais de 100 milhões de cópias do banco de dados MySQL ao longo de sua existência e outras 50 mil são baixadas diariamente. Prova da receptividade, sucesso, estabilidade e escalabilidade do produto, além de sólidos motivos para o investimento de 1 bilhão de dólares realizado pela Sun para a aquisição da empresa. Destes, 800 milhões serão em dinheiro e outros 200 milhões em opções de ações. É um bom dinheiro não? E este é apenas o exemplo mais recente de aquisições de projetos livres por grandes empresas.

Bem, era isso que queria que percebesse quando visse uma notícia como essa. Agora, sabe aquele projeto de software que você engavetou por não acreditar nele? Que tal liberá-lo sob alguma licença livre, coordenar uma equipe de desenvolvimento, vê-lo crescer, ser aceito pelo mercado, prestar-lhe suporte e ganhar um bom dinheiro com ele? Parece ser uma boa idéia não? Quem sabe então especializar-se em alguma ferramenta livre já existente e começar a prestar-lhe suporte, ou ajudar em seu desenvolvimento? Pense nisso! Pode ser uma boa forma de aprendizado, crescimento pessoal, integração com a comunidade, incremento de currículo e, em meio a isso tudo, ainda ganhar algum dinheiro. 🙂

Para maiores detalhes sobre a transação você pode rever ou consultar aqui para a notícia em português, ou aqui para a referência a ela direto do site da MySQL AB.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s