Porque as escolas deveriam usar exclusivamente software livre

por Richard Stallman

Existem várias razões pelas quais os usuários de computadores deveriam insistir em software livre. Ele dá aos usuários a liberdade de controlar seus computadores – com software proprietário, o software faz o que o proprietário dele quer que ele faça, não o que o usuário deste quer. O software livre também dá aos usuários a liberdade de cooperarem entre sí, para alcançarem uma vida melhor. Essas razões se aplicam às escolas assim como a qualquer pessoa.

Mas há razões especiais que se aplicam às escolas. Elas são assunto deste artigo.

Primeiro, o software livre pode economizar o dinheiro das escolas. Mesmo nos países mais ricos, as escolas tem pouco dinheiro. O software livre dá às escolas, assim como aos outros usuários, a liberdade de copiar e redistribuir o software, então o sistema escolar pode fazer cópias para todos computadores que tiverem. Nos países mais pobres isso pode ajudar a acabar com a exclusão digital.

Essa razão óbvia, enquanto importante, é superficial. E desenvolvedores de software proprietário podem eliminar essa desvantagem doando cópias para as escolas. ( Cuidado! – Uma escola que aceita essa oferta pode ter de pagar por futuras atualizações. ) Portanto vamos ver as razões mais profundas.

As escolas deveriam ensinar modos de vida que venham a beneficiar a sociedade como um todo. Elas deveriam promover o uso do software livre assim como promovem a reciclagem de materiais. Se elas ensinarem software livre aos estudantes, então os eles usarão software livre depois da graduação. Isso ajudará a sociedade como um todo a escapar de serem dominadas ( e extorquidas ) por megacorporações. Essas corporações ofereçem amostras grátis às escolas assim como as companhias de tabaco distribuem cigarros grátis: para viciar as crianças. Elas não vão dar descontos a estes estudantes uma vez crescidos e graduados.

O software livre permite aos estudantes estudarem como ele funciona. Quando os estudantes atingem a adolecência, alguns deles querem aprender sobre seu sistema computacional e seu software. Essa é a idade em que pessoas que serão bons programadores devem aprendê-los. Para aprender a escrever bem programas, estudantes devem ler e escrever muito código. Eles precisam ler e entender programas reais que as pessoas realmente usem. Eles estarão intensamente curiosos para ler o código fonte dos programas que usam todos os dias.

O software proprietário rejeita a sede deles por conhecimento: dizem, “O conhecimento que deseja é um segredo – aprendê-lo é proibido!” O software livre encoraja todos a aprender. A comunidade de software livre rejeita o “sacerdócio da tecnologia”, que mantêm o público em geral na ignorância sobre como a tecnologia trabalha; nós encorajamos estudantes de qualquer idade e situação a ler o código fonte e aprender o quanto quiserem. Escolas que utilizem software livre vão permitir a dotados estudantes de programação a progredirem.

A próxima razão para utilizar software livre nas escolas está em um nível ainda mais profundo. Nós esperamos que as escolas ensinem aos estudantes fatos básicos, e habilidades úteis, mas este não é todo o trabalho delas. A missão mais fundamental das escolas é ensinar às pessoas a serem bons cidadãos e bons vizinhos – a cooperarem com aqueles que precisem de sua ajuda. Na área dos computadores isso significa ensiná-las a compartilhar programas. Escolas fundamentais, acima de todas, deveriam dizer aos seus pupílos, “ Se você trouxer programas para a escola, você deve compatilhá-los com as outras crianças.” É claro, a escola deve praticar o que prega: todo programa instalado pela escola deve estar disponível para que os estudantes os copiem, levem para casa, e redistribuam em seguida.

Ensinar aos estudantes a utilizarem software livre, e a participarem da comunidade deste, é uma lição cívica. Isso também ensina aos estudantes o modelo de função de serviço comunitário ao invés daqueles endinheirados. Todos os níveis de escolas deveriam utilizar software livre.

Texto original encontrado na página: http://www.gnu.org/philosophy/schools.html

Traduzido livremente para o português por Josan Neves.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s