ReactOS, um Windows livre?

Já pensou em um GNU/Linux no qual você possa instalar os programas desenvolvidos para Windows, sem que para isso precise de recursos como o Wine, CrossOver ou similares? Já imaginou uma distribuição que seja tão parecida com o Windows, que a sua instalação é realizada em uma partição FAT 32? Pois saiba que outros já pensaram nisso e já estão colocando a idéia em prática.

O ReactOS é uma distribuição GNU/Linux, cujo projeto iniciou em 1996, que esta sendo desenvolvida com a finalidade de oferecer um sistema operacional compatível com o Windows, utilizando somente código livre. Seu instalador é praticamente idêntico ao de seu concorrente proprietário, algo que os usuários irão aprovar logo de início. Com somente alguns cliques você já o tem instalado e em funcionamento.

Embora sua versão atual ainda seja a 0.3.4, seu desenvolvimento já está bem adiantado, tendo sido implementadas várias funcionalidades básicas, além da compatibilidade com alguns programas desenvolvidos para a plataforma proprietária, como podem ver pelos screenshots.

O próprio site do projeto alerta que esta ainda é uma versão alfa, portanto não deve ser utilizada em produção. O sistema ainda está com algumas limitações que impedem uma análise de sua estabilidade e nível de compatibilidade com softwares e hardwares, mas creio que a partir de agora esses problemas devam ser resolvidos mais rapidamente. As novas versões terão um ciclo de disponibilização de dois meses, anteriormente levavam seis meses entre um release e outro, o que deve acelerar seu o desenvolvimento.

Muitos usuários se perguntam qual seria a utilidade de um GNU/Linux que seja a implementação de um Windows, mas posso imaginar que essa distribuição traria enormes benefícios àqueles que necessitam utilizar softwares disponíveis somente para a plataforma proprietária e que ainda não possam ser implementados nos simuladores de ambiente, como o anteriormente citado Wine por exemplo. Muitas empresas utilizam versões de Windows sem qualquer tipo de suporte ou atualizações, pois precisam manter aquele software de controle de estoque ou financeiro feitos sob encomenda e, nem o upgrade do sistema operacional ou compra de novos computadores cabem no orçamento. Assim, uma distribuição que possa executá-lo, seja atualizado, estável e livre de custos torna-se uma alternativa irresistível.

Realmente é uma iniciativa louvável e ambiciosa. Espero sinceramente que o projeto obtenha sucesso e que tenhamos uma versão finalizada em breve, aumentando assim o leque de possibilidades para a substituição dos sistemas proprietários por versões livres. Vamos aguardar e acompanhar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s