AOL anuncia o fim do suporte aos navegadores de internet Netscape.

15-netscape02.jpg

A América On Line anunciou oficialmente o fim do suporte à todas as versões de seu navegador de internet Netscape. Embora ele não seja um software livre, mas possua porções de código que atendem a esse requesito, e tenha sido criado originalmente pelo time de desenvolvedores do projeto Mozilla, eu não poderia deixar de comentar o final do ciclo de atualizações de um dos softwares considerados ícones de toda uma geração.

No meu caso específicamente, foi através dele que realizei meus primeiros acessos à internet, ainda nos anos 90, antes mesmo da aquisição do mesmo pela AOL. Ele foi um marco, não só para muitos como eu que conheceram o cibererspaço através de sua janela, mas também para a evolução dos web browsers que foram sendo criados depois dele, sendo de grande influência no desenvolvimento de seus concorrentes.

Logo após sua compra ter sido finalizada, o time original de desenvolvedores iniciou a conversão do Netscape Communicator para a versão de código aberto chamada de Mozilla, antecessor do enormemente famoso Firefox. Aliás, no anúncio oficial, a AOL recomenda a todos os seus usuários que migrem para o Firefox e instalem um skin, que confere a ele a aparência do Netscape.

Com este anúncio, a AOL determina o fim das correções, atualizações e lançamento de novas versões do Netscape, mas isso não determina necessariamente o fim do navegador. Afinal, uma marca tão conhecida como esta ainda pode ser adquirida por outras empresas que venham a ter interesse em investir nessa área. Tudo é possível. Mas, mesmo que isso não venha a acontecer, o registro de sua passagem na vida de milhões de usuários dificilmente será apagado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s