Cursos on-line gratuitos sobre softwares livres.

cdtc.jpg

O ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação é uma autarquia federal, vinculada à Casa Civil da Presidência da República, que coordena o CDTC – Centro de Difusão e Tecnologia do Conhecimento, projeto que desde o ano de 2004 ( dois mil e quatro ) oferece cursos sobre tecnologia da informação, principalmente softwares livres.

Estes cursos são gratuitos e podem ser realizados por qualquer pessoa via internet. Desde o início do projeto já foram mais de 34 ( trinta e quatro ) mil pessoas capacitadas, entre funcionários públicos e membros da sociedade civil.

São 120 ( cento e vinte ) cursos elaborados por estudantes oriundos das universidades brasileiras em processo colaborativo que permite ao estágiário elaborar o curso, monitorar o seu desenvolvimento e interagir com as pessoas que estão sendo apresentadas ao tema. Este processo favorece o aprefeiçoamento e ampliação constante do material didático.

Infelizmente só existem opções de recebimento de certificados para os funcionários públicos, alvos originais para a capacitação. Devido à política govenamental de insentivo ao uso de softwares livres em todas as áreas da administração pública, houve a necessidade de oferecer treinamento ao funcionalismo público sem que para isso fosse necessário deslocá-los de seus postos de trabalho. Devido ao sucesso alcançado pelo projeto, foi decidido estendê-lo a toda a sociedade.

Para que possa iniciar seus estudos basta acessar o site do projeto, realizar seu cadastro, confirmar seu registro através do e-mail de confirmação enviado, escolher entre os diversos cursos, optando por uma ou mais datas disponíveis para início dos mesmos. Os cursos são destinados a dois tipos de público: usuários e técnicos. Os temas oferecidos aos usuários são aqueles mais básicos, como instalar, configurar e operar o Amarok ( player de áudio ) , aMSN ( comunicador instantâneo ), Editor ( de textos ) VIM, Evolution ( organizador pessoal e agenda de contatos e compromissos ), entre outros. Já os temas oferecidos ao público técnico são um pouco mais avançados, como DansGuardian ( proxy que filtra as requisições de sites que pedimos para visitar ), Programação em linguagem GTK+, Programação em linguagem Phyton, Kolab ( servidor de trabalho em grupo ), etc. Escolha o(s) seu(s) e bons estudos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s