Kurumin NG, sua próxima opção brasileira em GNU/Linux.

Através de comunicado feito no fórum do Guia do Hardware, Leandro Santos, criador e mantenedor da brasileiríssima distribuição Kalango Linux, anunciou uma parceria com Carlos Morimoto para dar fôlego ao projeto Kurumin, outra distribuição nacional com milhares de adeptos.

Ambos vinham pensando em cancelar as respectivas distribuições devido a dificuldades na obtenção de tempo disponível para a manutenção das mesmas, entre outros problemas, mas com a parceria anunciada poderão dividir a liderança de um único projeto e assim atender à demanda existente por distribuições que tenham o português brasileiro como língua nativa, trouxessem o KDE como desktop padrão, tivessem facilidade de uso, etc, voltadas a usuários domésticos.

Junto ao anúncio já foram disponibilizadas algumas informações sobre o que muda com a convergência das duas distros. Agora o Kurumin NG, ao que parece esse é o nome provisório da nova distribuição e que provavelmente quer dizer Kurumin Nova Geração ou Next Generation, será baseado no Kubuntu e não mais no Debian como eram as distribuições originais.

Resta-nos esperar e desejar sucesso a ambos na nova empreitada, afinal seria realmente uma grande perda, para o cenário do software livre nacional e para os usuários brasileiros, a descontinuidade desses dois excelentes projetos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s