Mozilla espera balançar o mercado com navegador para celulares.

mozilla-word-large.png

A Fundação Mozilla está conversando informalmente com operadoras de celulares sobre o seu projeto Firefox móvel, que ela espera balançar o mercado tanto quanto na introdução do navegador para desktops em 2004.

Segundo o vice-presidente de engenharia, Mike Shroepfer, a missão da Mozilla é ” abrir mercados fechados “, mas ” isso não acontece da noite para o dia.” Mas os efeitos serão sentidos antes que anos se passem. Até lá a Mozilla deseja lançar um navegador para celulares para dois sistemas operacionais: Linux embutido e Microsoft Windows Mobile.Até aqui, operadoras e telefônicas ” querem saber quanto vai custar,” diz Shroepfer. Essa é uma resposta fácil: o Firefox móvel será gratuito disse ele.

Mas a introdução de um navegador móvel livre é uma armadilha potencial para alguns operadores. Alguns fabricantes de aparelhos e operadores controlam rigorosamente aplicações e serviços, maximizando sua renovação através da criação dos chamados ” jardins fortificados ” onde somente os seus próprios serviços pagos podem ser acessados. Estes operadores terão de estar preocupados em permitir aos seus(uas) assinantes o download do Firefox móvel. ” Acho que alguns operadores vão basicamente lutar contra isso chutando e esbravejando, e alguns vão abraçar a idéia e seguir em frente rapidamente,” disse Christian Sejersen, que é o cabeça do grupo de engenharia do Mozilla móvel em Copenhagen.

A Mozilla já vê sinais positivos vindos de fabricantes. A coreana Samsung submeteu sugestões para a interface com o usuário. A fundação também está trabalhando com designers de chips ARM e Intel para fazer o Firefox móvel ser bem executado nos seus chips, disse Shroepfer.

O projeto tem recebido críticas por começarem tarde no campo de navegadores para celulares.Competidores incluem a Opera Software, Apple, Nokia e Microsoft. Mas Sejersen diz que os navegadores móveis tem um longo caminho a percorrer para tornar a navegação tão fácil quanto no desktop.

O crescimento na utilização do Firefox pelos usuários é inegável. Portanto não será novidade realizarem a mesma façanha no campo dos celulares, já que talento e dedicação eles tem de sobra. Até lá, esperamos que por aqui as taxas cobradas pelo acesso a internet em celulares fiquem menores, e que as velocidades fiquem maiores. Quem sabe assim poderemos utilizar celulares que, além de ter o GNU/Linux como sitema operacional, tragam o Firefox para navegarmos pela internet, ou tenhamos a opção de instalá-lo.

Maiores detalhes no site LinuxWorld.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s