Jogos para Windows no GNU/Linux? Tente o PlayOnLinux!

 

90754.png

Continuando a minha pesquisa sobre ferramentas que possibilitem a instalação de jogos desenvolvidos para a plataforma proprietária no GNU/Linux, encontrei este artigo no Linux.com que fala sobre um front end para o Wine que consegue realizar a instalação, tanto de jogos quanto de qualquer outro aplicativo que o Wine suporte, utilizando uma interface gráfica.

O PlayOnLinux foi criado em Phyton e ajuda-nos a instalar diversos jogos para Windows na nossa distribuição preferida. Assim, se este for o único motivo de ainda ter o Windows instalado, podemos nos livrar da inicialização múltipla em nossos computadores.

No núcleo do PlayOnLinux está o Wine, uma camada de compatibilidade que permite a execução de vários programas Windows nas distribuições GNU/Linux, mas ele nem sempre é facilmente utilizável. Por ser um aplicativo de linha de comando, muitas vezes é complicado para o usuário a sua configuração e execução. É aqui que entra o PlayOnLinux.

Utilizando-o você pode instalar jogos completos, pacotes de expansão ou patches. E como o PlayOnLinux utiliza o Wine, irá executar tudo que executa com o Wine, o que inclui vários programas de produtividade, de escritório, e aplicativos gráficos também.

O PlayOnLinux instala cada aplicação com seu próprio ambiente de execução, chamado de wineprefix, similar à implementação do CrossOver. Para desinstalar um programa, simplesmente escolha-o na lista de aplicações instaladas e no menu Arquivo escolha a opção Remover.

Mas o PlayOnLinux é mais que um front end. Ele também inclui scripts bash que irá criar o ambiente correto para cada jogo e guiá-lo através da instalação. Em complemento aos dez scripts oficiais, você pode habilitar o repositório da comunidade, que irá adicionar mais de cinquenta outros scripts. Através deles, você pode instalar jogos como Call of Duty 2, Max Payne 2, Soldier of Fortune, World of Warcraft, entre outros. E mesmo que não haja um script específico para o jogo que deseja instalar, ainda há a opção de realizar a instalação dele através do script LiveInstall, que instala qualquer jogo ou aplicação e utilizá-los com qualquer ferramenta do PlayOnLinux, como o WineBooster, WineMaster ou WineConfig, como se tivessem sido instalados com um script oficial.

Infelizmente mesmo com todas essas opções legais, o PlayOnLinux tem alguns problemas. O maior deles é a língua. A maioria dos desenvolvedores são de várias regiões diferentes, o que não inclui, por enquanto, a língua portuguesa. E mesmo escolhendo o inglês como padrão ao qual já estamos acostumados devido aos jogos, ainda existem algumas falhas na tradução de mensagens de erro e dicas por exemplo. Outras vezes quando você termina de instalar uma aplicação ou jogo, e quer que ele adicione um ícone dela(e) à área de trabalho, algumas vezes o script entra em um loop contínuo que só é terminado quando você escolhe não adicionar o ícone.

Mesmo assim, o PlayOnLinux é um bom mecanismo para gerenciar e executar jogos para Windows no GNU/Linux e, com a evolução do programa através da ajuda da comunidade , em pouco tempo esses problemas serão sanados e poderemos desfrutar de um aplicativo eficiente, em nossa língua, livrando-nos da partição NTFS em nossas máquinas. 🙂

Anúncios

2 opiniões sobre “Jogos para Windows no GNU/Linux? Tente o PlayOnLinux!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s