Bomba! Linus Torvalds anuncia a possível venda do Linux!

Uma decisão inesperada abalou hoje os alicerces do software livre em todo o planeta! Linus Torvalds, criador e principal mantenedor do kernel Linux, decidiu que não irá mais lançá-lo sob a licença GPL e que provavelmente aceitará a proposta feita por uma empresa americana, de nome ainda não divulgado, para a venda do código-fonte e de todos os direitos sobre ele.

Ainda há muita controvérsia envolvendo a notícia, sobre a legalidade da aquisição, inclusive atraindo as atenções dos advogados da Linux Foundation, da Free Software Foundation e da Open Source Initiative, porém os advogados do criador do Linux já adiantaram que a última versão lançada, a 2.6.24.4, foi a derradeira versão livre do kernel, que agora passará a ter o código-fonte fechado e, possivelmente, será de propriedade de uma grande companhia de software dos Estados Unidos. Isso caso Linus decida aceitar a proposta de compra, no valor especulado de $ 20 milhões de dólares mais uma porcentagem, ainda não revelada, de ações da companhia.

Richard Stallman, da Free Software Foundation, comentou a notícia dizendo que ” Já esperava por uma atitude desse tipo a muito tempo, desde que a fusão dos softwares GNU com o kernel Linux, tornou o Sr. Linus uma pessoa popular,” afirmou. ” Mas nossos advogados já estão analisando o caso e iremos até às últimas consequências para garantir que as premissas da licença GPL sejam mantidas.”

Steve Jobs, co-fundador da Apple e da Pixar, alfinetou comentando que ” Isso é um passo à frente para o Linux. Depois de anos sendo desenvolvido e melhorado era natural que despertasse o interesse de empresas na aquisição de seus direitos. Espero que ele ( Linus ) considere a proposta como mais um elogio ao trabalho que ele coordena a tanto tempo e que aceite-a. Afinal algum dia seu trabalho teria de ser recompensado, e num mundo capitalista como o nosso o código aberto não poderia sustentá-lo por muito tempo.”

Steve Ballmer, CEO da Microsoft, comentou que ” Tornar o Linux proprietário é o primeiro passo para que ele se torne algo realmente profissional e padronizado. Caso isso ocorra, talvez daqui a alguns anos tenhamos alguma competição no mercado de sistemas operacionais.”

Ainda sobre o assunto, Richard Stallman garantiu que já convocou a todos programadores voluntários do projeto GNU e definiu como sendo de prioridade total a conclusão de um dos projetos iniciais da FSF, que é o kernel Hurd. ” Com ele poderemos substituir facilmente o kernel Linux nos sistemas GNU/Linux e continuar a executar os programas a que estamos acostumados sem prejuízo.”

A notícia é realmente triste, para não dizer alarmante, e seria um baque enorme para toda a comunidade de software livre se ela se concretizasse.

Ainda bem que é apenas mais uma pegadinha de 1º de abril. 🙂

Anúncios

2 opiniões sobre “Bomba! Linus Torvalds anuncia a possível venda do Linux!

  1. Pingback: Se anuncia la posible venta de Linux « Jvare Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s