Relatório sobre o uso de servidores com GNU/Linux

O IDC acaba de anunciar, diretamente do Linux Foundation Collaboration Summit, um novo relatório sobre o mercado de servidores com GNU/Linux. O estudo, entitulado ” The Role of Linux Servers in Commercial Workloads “, foi financiado pela Linux Foundation e descreve a tendência de mercado de servidores Linux, além de fazer uma previsão sobre o tema.

O movimento desse mercado em 2007 ( dois mil e sete ) foi de US$ 21 bilhões ( vinte e um bilhões de doláres americanos ). Espera-se para 2011 ( dois mil e onze ) um volume de US$ 49 bilhões ( quarenta e nove bilhões de dólares americanos ) – mais que o dobro. O GNU/Linux está presente em toda a infra-estrutura da rede mundial, desde servidores web até sistemas de arquivos, DNA e DHCP. Isso viabiliza o uso do sistema como base de negócios do mercado, através de banco de dados, do Planejamento de Recursos da Empresa ( ERP – Enterprise Resource Planning ) e da Gerência de Relação com o Cliente ( CRM – Costumer Relation Management ). De acordo com a IDC, uma parte significante desse crescimento está na migração de servidores Unix para servidores GNU/Linux.

Fonte: Linux Magazine Online.

Por essa notícia podemos ter uma idéia da demanda por profissionais especializados na administração de sistemas GNU/Linux, e do quanto esse mercado ainda há de crescer nos próximos anos. Com a gradual adoção das empresas aos sistemas de código aberto como meio de reduzir custos, ao mesmo tempo em que melhora a performance de seu parque tecnológico instalado, a necessidade por pessoas para o gerenciamento desses sistemas também aumentará. Quem estiver preparado(a) e atualizado(a) poderá facilmente ser aproveitado(a) para uma dessas colocações. Você está?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s