Instalando o Ubuntu Linux no Windows sem particionar

Isso é o que faz o Wubi, um programa gráfico para Windows que realiza a instalação do Ubuntu, ou de suas variantes como Kubuntu, Xubuntu e Edubuntu, diretamente na partição Windows, sem a necessidade de particionamento do HD, bastando para isso que, durante a instalação da distribuição escolhida, selecione quanto do espaço livre na partição atual deseja utilizar para o GNU/Linux.

O padrão é de 8 GB ( oito gigabytes ), porém pode-se reduzir esse valor para um mínimo de 4 GB ( quatro gigabytes ). Assim que escolhido o sistema e o tamanho da partição, o Wubi realiza o download e a instalação do mesmo através da internet. Após a conclusão da operação, um ícone de acionamento do sistema é disponibilizado na área de trabalho do Windows, bastando clicar nele para que o Ubuntu seja carregado.

Isso facilita a utilização, por parte de usuários(as) Windows, de uma instalação efetiva dos sistemas GNU/Linux da Canonical no disco rígido, já que não há o risco de perda de dados proveniente de um particionamento mal realizado.

Claro que não terá toda a velocidade possível de execução, afinal você terá dois sistemas carregados ao mesmo tempo na memória, o Windows e o GNU/Linux, o que compromete razoavelmente o desempenho, porém torna mais fácil a instalação, substituição ou desinstalação do Ubuntu do disco rígido, bastando para tal executar o Wubi novamente, trocando o sistema a ser instalado, ou desinstalá-lo, removendo assim o sistema operacional livre.

Mais uma opção para que o GNU/Linux seja testado por usuários(as) dos sistemas Windows.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s