Novas certificações Novell Linux

Em março, durante a BrainShare 2008, a Novell apresentou uma coleção de novas certificações Linux para administradores. Em vez de ser direcionada a altos cargos de gerentes Linux, como a Red Hat Certified Engineer ou mesmo a Novell Linux Certified Engineer da própria Novell, as novas certificações são intencionadas ao nível iniciante de administradores, um passo acima da Linux Professional Institute Certification I.

A primeira das certificações baseadas no SUSE Linux é a Certified Linux Administrador. Ela, de acordo com Jim Henderson, gerente global de programas de treinamento da Novell, mede o seu conhecimento em Linux mas não necessariamente a sua habilidade em aplicar esse conhecimento.

Henderson disse que, ” A CLA é um teste desenhado para permitir que o candidato demonstre conhecimento, não habilidade. O foco principal é deixar as pessoas saberem que o Linux não é difícil – isso é um mito. É só diferente do que elas podem estar acostumadas ( NetWare, Windows, Mac, etc. ). “

As outras certificações são mais úteis para conseguir um trabalho que atualmente utilize Linux. A Novell Certified Linux Desktop Administrator também mede o conhecimento ao invés da habilidade manual, mas está focada diretamente no campo da administração de desktops.

A Novell Certified Administrador é uma versão Linux de alto nível da venerável certificação Certified NetWare Administrator. Como sua antecessora, esta certificação foca na administração de serviços e recursos de rede e servidores. Em contraste com a CNA, a NCA, como diz Henderson, ” foca uma área maior de produtos, mas com relativo conhecimento mínimo sobre cada ( além do mais é um curso de cinco dias; quanta experiência podem estudantes obter de quatro ou cinco produtos complexos neste período? ) .” Como as outras, este é mais um teste formal do que um que meça o quão bom(a) você é com um servidor fumegante e vinte chamados estacionados no help desk.

A última nova certificação, a Novell Certified Engineer – Enterprise Services, foca no lado Linux do Novell Open Enterprise Server 2. Aqui, diz Henderson, o focu é ” o fazer ao invés de conhecer “. Assim sendo, essa certificação é a única que prova ser útil para alguém que procura por um trabalho como alto executivo em administração Linux.

Fonte: Linux.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s