Android terá seu código inteiramente aberto, segundo o Google

Contrário a alguns informes, tudo que faz parte do Android, incluindo componentes núcleo da plataforma e bibliotecas necessárias para portá-lo para outros dispositivos, será liberado como código aberto sob as mais comumente utilizadas licenças padrão da indústria, segundo o Google. Para quem ainda não sabe, o Android é um sistema operacional baseado em Linux desenvolvido pelo Google para a utilização em dispositivos móveis.

Foi confirmado com três funcionários do Google que o núcleo do Android será cem porcento código aberto. Mesmo codecs multimídia, que são historicamente fechados, serão abertos. Com algumas excessões, será usada a Apache Software Licence ( ASL v2 ). Esta é a mesma licença de código aberto utilizada em projetos como o do servidor de internet Apache, Tomcat, Harmony, e muitos outros grandes projetos na comunidade open source.

As duas excessões à regra da licença Apache são:

1 – Software que já é coberto por uma licença de código livre/aberto continuará a usar a mesma licença. Com mais notoriedade, isto inclui as melhorias realizadas pelo Google no Kernel Linux. O Linux utiliza a GNU Public Licence ( GPL v2 ) portanto essas melhorias permanecem sob essa mesma licença.

2 – Qualque software que se relacione com o Eclipse, por exemplo o Eclipse Android Development Tools plug-in ( ADT ) será licenciado sob a Eclipse Public Licence ( EPL ), porque essa é a utilizada pelo Eclipse.

Mais detalhes na página da ZDNET.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s