IBM pretende resfriar processadores com água

Uma rede de pequenos tubos pode ser usada para resfriar a próxima geração de processadores, disseram os pesquisadores da IBM. Os cientistas mostraram um protótipo em camadas com milhares de artérias refrigerantes da largura de ” fios de cabelo “, como mostra a figura acima que pode ser aumentada caso deseje. Esses tubos são herméticamente selados para evitar vazamentos ou curto-circuitos.

Eles acreditam que possa ser uma solução para a crescente quantidade de calor liberada pelos processadores à medida em que ficam menores e mais densamente preenchidos com componentes. A tecnologia foi demonstrada em chips 3D da IBM, onde os circuitos são empilhados uns sobre os outros.

Dispondo as camadas dos chips verticalmente, ao invés de lado a lado, reduz a distância que os dados tem de percorrer, melhorando a performance e economizando espaço crítico. ” Quando encaixamos os chips uns sobre os outros… descobrimos que os coolers convencionais posicionados na parte de trás deles não balanceava,” explicou Thomas Brunschwiler no Laboratório de Pesquisas da IBM em Zurique. ” Para explorar o potencial da alta performance do empilhamento dos chips 3D, nós preciasmos entrelaçar o resfriamento. “

Para maiores detalhes, acesse o site da BBC News.

2 opiniões sobre “IBM pretende resfriar processadores com água

  1. Olá! Também achei estranho, mas tratando-se da IBM não duvido. Se quiserem me enviar um gabinete equipado com um deles eu testarei com prazer.🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s