Liberada a versão final do Kurumin NG 8.06

Depois de um certo período de desenvolvimento, foi lançada a versão final do Kurumin NG, numerada como 8.0.6. Em postagem recente, um dos mantenedores do projeto comentou as diferenças entre o Kurumin NG e seus primos Ubuntu, Kubuntu e Kurumin 7, além de adiantar que seria liberada a versão final ainda hoje. Segue o comentário na íntegra:

“Olá Pessoal,

Ainda hoje sai a versão final do KNG, será Kurumin NG 8.06 sem codinome a princípio.

Ainda há mínimas referências ao nome Ubuntu e Kubuntu, não vou mexer nisso para esta versão pois tratam-se de arquivos importantes para o sistema e que poderia comprometer a estabilidade da distro. O Ubuntu fez o mesmo em suas primeiras versões, tinha várias referências ao Debian, aos poucos isso foi mundando.

Para quem está inseguro ou insatisfeito com o Kurumin NG eu sinto muito, mas não dá para agradar a todos, e nem ficar paparicando e prometendo coisas que não se pode garantir que vão acontecer, no entanto, quem está acreditando no projeto, ajudando na divulgação e instalando em suas máquinas não vai se arrepender, pois temos ótimos planos para o futuro, não adianta querer comparar o KNG com o Ubuntu, Kubuntu ou Kurumin 7, são sistemas totalmente diferentes no sentido da forma como eles vêm por padrão.

Para quem duvida que o KNG é diferente do Kubuntu, vou listar algumas pequenas diferenças que embora sejam de certa forma fáceis de se aplicar no Kubuntu depois de instalado, elas são fundamentais para quem NUNCA VIU o Linux, imagina colocar um sistema todo em inglês na máquina do seu tio de 45 anos que mal fala o português corretamente, quem dirá o inglês, o mesmo vale para crianças, enfim, a população em geral do Brasil tem uma realidade diferente de muitos de nós que já somos privilegiados apenas pelo fato de ter conexão com a internet.

O Kurumin NG:

– Tem suporte ao português do Brasil por padrão.

Fundamental para o nosso país.

– Vem com o Thunderbird, Firefox, Gimp, Inkscape, aMSN, Audacity, Yakuake, Gparted, e muitos outros programas instalados por padrão.

Os programas listados acima, podem ter suas deficiências, porém, são os melhores em suas categorias, portando devem sim estar disponíveis por padrão mesmo que nem todo mundo use, pois a maioria usa. Observa-se aí que quebramos a barreira de Qt/GTK, no fim das contas este “purismo” não vale a pena, o usuário vai abacar misturando as ferramentas, então não há de minha parte “preconceito técnico” quanto a isso.

– Codecs de MP3 por padrão.

No nosso país ainda não há problemas em distribuir os codecs para MP3, portando é uma vantagem que temos.

– Plugin do Java por padrão.

Mesmo caso do MP3, imagina o usuário que está conhecendo o Linux agora, nem sabe usar o Windows direito, ele irá acessar seu Home Banking e o bendito não funciona…NÃO DÁ.

– Ícones Mágicos.

Dispensa comentários. O novo sistema de Ícones Mágicos está apenas no começo, mas quando atingir o nível que imagino será uma ferramenta muito boa de se manter e para o usuário utilizar, pois as tarefas serão padronizadas, não exigindo, portanto, se deparar com uma tela diferente em cada caso.

– Menu organizado e ambiente “limpo”

Essa característica podemos dizer que foi herdada do Kalango e que faz total diferença na hora de mostrar o sistema para alguém, pois cria uma boa impressão a respeito do sistema, além de facilitar o acesso aos programas já que não é preciso ficar caçando (quase que literalmente) o atalho em questão.

– Repositório próprio.

Esse é um diferencial com relação ao Kurumin 7 que não permitiu o upgrade do sistema sem a reinstalação do mesmo, agora isso deve ser resolvido já que no repositório oficial encontramos TODAS as atualização do sistema.

Tem muitas outras coisas como apelo visual, jogos, boa usabilidade, estabilidade, facilidade e etc, mas que vocês podem ver com os próprios olhos.

Então eu estou dizendo que o sistema é o melhor de todas as distros? CLARO QUE NÃO, apenas estou mostrando o que tem de positivo ao contrário de outras pessoas que preferem se concentrar no que tem de negativo.

Resumindo tudo, acreditem mais, participem, façam acontecer, indiquem para os amigos, digam para o “mundo” o que acham do projeto, escrevam dicas para o sistema, ajude os iniciantes, se possível adquiram o CD que estará disponível para venda, postem seus screenshots em sites especializados para tal…enfim, faça a lição de casa, o projeto só existe por causa de VOCÊ, não sou eu, sozinho não faço nada, se não fosse a equipe do Debian, do Ubuntu, do pessoal do fórum, dos usuários nada disso seria real.

Para quem disse que isso definitivamente não ia dar certo (como eu li em alguns lugares) eu só posso fazer uma coisa: :p .”

Para baixar o Kurumin NG 8.0.6, acesse este link.

41 opiniões sobre “Liberada a versão final do Kurumin NG 8.06

  1. Olá rapazes, parabéns pelo trabalho!

    Estava aguardando esta notícia para retornar ao Kurumin para algumas finalidades.
    Gostaria de deixar duas questões que para mim são fundamentais na decisão:
    Hardware: O Kurumin NG reconhece e configura a placa WIFI Atheros (ar2413) e Driver ATI Radeon Xpress 200M?
    Software: É possível instalar o também novíssimo IBM Lotus Sympohony? tive problemas com o Mandriva e Fedora.

    No mais sucesso à essa união de esforços e ao retorno do Kurumin.

  2. Olá Josan e mantenedores do Kurumin NG.

    Quando vi o novo nome do projeto: Kurumin NG, nao poderia esperar menos …
    Foi também com com o kurumin que conheci mesmo o Linux e aprendi muito e fiquei bastante contente em o projeto prosseguir sua caminhada….

    O bom do SL é isto: Você pode melhorar e diversificar.

    Parabéns para os mantenedores do KNG e vou instalar e recomendar sim !

    Um abraço..

  3. Uso o kurumin desde os primórdios, como tinha conexão discada compreipela net. Foi o primeiro contato real com o Linux, pois já havia ujtilizado até aquele que instalava dentro do windows ().
    Uoso o kurumin 7 no servidor de internet rodando o squid na prefeitura aqui de minha cidade. Já tinha baixado as versões betas do NG mas não cheguei a instalar. Uso atualmente o Ubuntu em minha máquina, mas irei substituir pelo NG agora. Sou fiel ao projeto rs.
    Parabéns aos mantenedores.

  4. “Para quem disse que isso definitivamente não ia dar certo (como eu li em alguns lugares)”
    Pois é Josan, eu também li isso em alguns lugares, inclusive por parte de um fulano que se diz “programador Linux”, tudo bem, o cara até pode ser programador Linux, mas têm cérebro de ervilha…
    Sou usuário do Kurumin desde a versão 1.0 e posso afirmar que utilizei todas as versões, inclusive além do 7 que está rodando em minha máquina de casa, tenho nela um segundo HD que usei para testar os betas do NG que foram saindo, nesse HD está rodando o beta 2, que aliás vai ser substituído esse final de semana pelo NG final pois já baixei o mesmo e testei via live CD e comprovadamente está muito bom, meu blog está desatualizado, mas assim que eu instalar e postar minha análise pessoal do NG final eu passo aqui prá te dar um alô, senti firmeza na tua atitude…
    Longa vida ao Kuruma!!!

  5. Vida longa ao kuruma (Y)

    Apesar de muitos criticarem esse projeto ele é o inicio de muito usuário linux – como eu – e de certa forma contribui e muito para o mundo linux.

    Boa indicação para iniciantes🙂

    abraços!

  6. Eu já tinha dito na época da decadência do Kurumin que a solução seria usar dos esforços da Canonical através do Kubuntu. Na verdade essa distro é apenas uma personalização. Não enxergo vantagens.

  7. Olá Derf! As vantagens de se utilizar o Kurumin são muitas. Podemos citar, por exemplo, os ícones mágicos, que facilitam a vida de usuários(as) que estão conhecendo um GNU/Linux pela primeira vez. As ferramentas que eles proporcionam ajudam-nos a instalar e configurar rapidamente softwares adicionais, dispositivos de rede wireless ou não, entre outras coisas.

    A maior vantagem que vejo é que, por ser um projeto nacional, podemos mais facilmente ser ouvidos(as) quanto a sugestões de implementações, o que para alguns(mas) se torna impossível devido a barreira da língua estrangeira.

    Abraços!

  8. Cara, voces não imaginam a satisfação que eu senti ao ler este post…O Kurumin foi minha porta de entrada para o maravilhoso mundo Linux, além de representar muito bem o Brasil no mundo Open Source, como sempre digo VIDA LONGA AO KURUMIN, e aos desenvolvedores: MUITO OBRIGADO!!!!!!!!!!!!

  9. A 1a. distro Linux que conheci foi a Conectiva. Depois conheci o Kurumin e simplesmente só passei a usá-la. Feita especialmente para os brasileiros. Simples para instalar, simples para atualizá-la e prática para manuseio. Mesmo que o KURUMIN NG seja feito em cima do Ubuntu, estas facilidades que o usuário precisa, com certeza ela também trará. Parabéns pelo projeto e avante KURUMIN NG.
    Sorte e via o Linux.

  10. OLÁ!
    Não sei se voce pode me ajudar, gostaria de saber como faço pra atrair mais leitores para o meu blog.

    espero que possa me ajudar!

    obrigada.

    Ana Clara

  11. O anuncio oficial de Lançamento da Versão Final foi dada por Leandro Santos no site do Forum GDH, e inicia assim:

    A primeira versão estável do Kurumin NG está disponível para download.
    Abaixo as principais mudanças com relação ao Beta 2.

    Geral
    – Upgrade geral do sistema com o hardy.
    – Melhorias no sistema de Ícones Mágicos: Agora o sistema sabe se as listas do apt foram baixadas e caso negativo pergunta pa
    ra o usuário se deve baixa-las antes de prosseguir.
    – Adicionado um atalho para o Kfind (Procurar Arquivos/Pastas) no menu.
    – A configuração dos repositórios do Kurumin NG agora ficarão no arquivo /etc/apt/sources.list.d/kurumin-ng.list
    – Retirado o ícone saltitante ao clicar em algum atalho e mudado o tempo de alerta na barra de tarefas para 5 segundos.
    – Incluído um atalho chamado Meu Computador no Desktop.

    A Nota de Lançamento termina assim:

    Créditos
    Filipe Dinis – Desenvolvimento do novo Logotipo, Criação dos wallpapers Kurumin Wallpaper 2 e Kurumin Wallpaper 3.
    Luciano Lourenço – Melhoria no Logotipo do projeto
    Jayme Ayres – Criação do wallpaper Kurumin Wallpaper
    Marcio Gasparotto – Criação do botão do KBFX
    José Nilton – Criação do módulo para barra de progresso via kdialog em downloads via wget no sistema de Ícones Mágicos e criação dos ícones mágicos nimuh.kng, codecs-adicionais.kng, blender.kng, pencil.png, picasa.kng, azureus.kng, frostwire.kng, jsms.kng, skype.png, mupen64plus.kng, songbird.kng e openastromenace.kng
    Caso eu tenha esquecido de dar crédito para alguém, por favor me avisem.

    O site Guia do Hardware deu a notícia assim:
    Kurumin NG, versão 8.06 Final

    Está disponível o ISO da primeira versão estável do Kurumin NG, baseada no Ubuntu 8.04 LTS. Seguindo a nomenclatura de versão do Ubuntu, a versão foi batizada de “8.06”, indicando o ano e o mês do lançamento. Está no ar também o novo site do projeto, disponível no: http://www.gdhpress.com.br/kurumin-ng/

  12. comecei a entrar no mundo linux atraves do kurumin, e nao vejo a hora de comprar o cd,sujiro as pessoas que falam de mais sem contribuir com nada,que pelo menos experimenten antes de falar bobagens.Vida longa ao Kurumin NG.

  13. Eu considero o Kurumin a melhor forma de se iniciar no ambiente Linux e a distribuição mais balanceada para aqueles que querem aplicativos, plugins e drivers pré-instalados e aqueles que querem personalizar o sistema ao seu gosto.

    Acompanho cada distribuição e acredito que estão no caminho certo.

    Parabéns!

  14. Olá pessoal! Bem vamos por partes:

    Ana Clara

    Precisaria de maiores detalhes e de um contato seu para ver se poderia ajudá-la. Você pode encaminhá-los por mail para o caminhandolivre@linuxmail.org.

    Victor

    A nota de lançamento que citei, redigida pelo Leandro, foi retirada do Fórum do Guia do Hardware, no tópico referente ao Beta 2. Infelizmente o tópico foi removido, porém o conteúdo que postei pode ser facilmente confirmado com o próprio Leandro, caso o questione por lá.

    Mariana

    Vou entrar em contato e ver no que posso ajudar.

    Aos(Às)demais

    Agradeço imensamente os comentários e tenho certeza de que, tanto os mantenedores quanto a equipe empenhada no desenvolvimento do Kurumin NG, estão contentes com o lançamento e aguardando suas sugestões para as próximas versões.

  15. é bom ver que o kurumin está vivo e se mexendo.

    só prova que cedo ou tarde a comunidade transcende e se apodera/responsabiliza pela suas próprias necessidades.

  16. Meu irmão Josan Neves;

    Seu edital de lançamento do Kuruma está sem comentários!! Nunca me senti tão orgulhoso como desta distribuição que é unânime em todo o Brasil e por aí afora !!!
    Meu sobrinho me apresentou o mundo do software livre, logo na primeira versão do kuruma, que lembro bem e a tenho até hoje de recordações, e está gravada num cd de 200mb!!!

    E funciona até hoje !!

    Estão TODOS!!! TODOS !! DE PARABÉNS, QUE DEDICARAM SEU TEMPO, COLABORARAM, DISTRIBUÍRAM PROPAGARAM ESSE INDIOZINHO MUITOOOOO LEGAL !!!

    Grande abraço à todos !!!

    Espero ver cada vez mais novidades!!

    Meu sonho é que ele seja tão bom, mas tão bom, que os caras que não liberam os códigos para que seus softwares funcionem no kurumim peça PELO AMOR DE DEUS, UM DIA !!

    FUUUUUIIIII !!!!

  17. Olá Pacheco! Clique na última palavra do post referente à notícia, ou seja a palavra link, que automaticamente será iniciado o download do Kurumin.

    Abraços!

  18. Sou usuária do Windows XP Professional SP2 e resolvi conhecer melhor o Linux,através de uma distro feita para iniciantes em Linux.
    Pesquisando revistas numa banca de jornais,me deparei com uma da Ed.Digerati contendo o CD do KURUMIN NG 8.06 e não pensei duas vezes!
    Tenho ainda muitas dúvidas,mas aos poucos estou aprendendo a usar e gostando muito do nosso KURUMIN!
    Ele já está instalado no meu PC em dual boot com o Windows XP e vou mantê-lo.E pretendo instalá-lo num notebook CCE que vou adquirir em breve!
    Parabenizo pelo projeto e gostaria se possível,que me ensinasse a armazenar fotos e wallpapers,pois só sei fazer isso no Windows,no Linux ainda não aprendi.
    Um carinhoso abraço e “Viva o KURUMIN!”

  19. Olá, Luiz Carlos! Para atualizarem seu Kurumin NG façam o seguinte:

    Quem tem a versão Beta 1 ou Beta 2 e quer atualizar para a versão final basta clicar no ícone do atualizador que fica próximo ao relógio e seguir as instruções da tela.

    Caso não tenha um ícone para o atualizador, abra um terminal pressionando Alt + F2 simultaneamente e na tela que abrir digite konsole e pressione a tecla Enter. Com o console aberto digite:

    $ sudo su

    Forneça a senha que você definiu na instalação e em caso de sucesso no login execute o comando:

    # aptitude update

    Aguarde a finalização e verifique se o ícone do atualizador apareceu próximo ao relógio do KDE.

    Abraços!

  20. Olá Erika! Seja bem-vinda ao mundo do software livre! Respondendo à sua pergunta, tudo vai depender de como vai querer fazer isso.

    Para salvar da Internet as fotos e wallpapers, basta fazer como faria com o Windows, clicando na imagem que quer salvar com o botão direito do mouse e mandando salvá-la em seu computador. Com isso ela será salva na área de trabalho, ou em seu diretório de usuária.

    Caso queira salvar fotos de uma câmera digital, basta verificar se já está com o software que as reconhece instalado em seu computador. Provavelmente será o digiKam, já que utiliza o KDE como garenciador de janelas, mas teria de verificar no menu “instalar/remover programas” qual é distribuído no Kurumin NG. Caso o tenha instalado o processo é o mesmo que no Windows, pois ele carregará o conteúdo da câmera e perguntará o que quer fazer.

    Caso não consiga localizar o programa pode avisar por aqui que verifico qual seria e o modo de instalar ok?

  21. Olá!!! Vou instalar o KNG 8.06 na minha máquina que já possui XP, gostaria de saber se é necessário alguma configuração adcional para que na hora do boot eu possa escolher qual o sistema (XP ou Linux)que irá carregar. obrigado.

  22. Olá Ximenes! Não, não é necessária nenhuma configuração adicional, já que após concluída a instalação as distribuições GNU/Linux instalam um gerenciador de boot para que escolha qual sistema operacional deseja carregar.

    Até mais!

  23. Mesmo com o projeto descontinuado, instalarei no meu outro HD, para desfrutar e valorizar os anos de estudo e meses de dedicação dos desenvolvedores voluntários! Já uso o SuSe 11.1, mas não conhecia o Kurumin, que vergonha! Abraços!

    • Olá Anderson! Infelizmente por enquanto teremos de nos contentar com o que foi feito até o momento, mas realmente foi um grande projeto. Quem sabe um dia veremos um segundo retorno da distribuição? Até lá creio que está bem servido com a distribuição Suse, que também é resultado de um belo trabalho desenvolvido pela Novell e a comunidade.

      Abraços!

    • Olá Luiz! Isso é feito utilizando a senha e o usuário cadastrados no momento da instalação. A mesma senha será solicitada para a utilização do sistema como root ( administrador ). No caso de haver mais de um usuário cadastrado no sitema, a senha de root será igual à do primeiro usuário cadastrado.

      Abraços!

  24. olá amigos por favor me ajudem . eu jah instalei 2 vezes o kurumin ng aqui em meu pc mas quando chega na hora do login ele não aceita o login que coloquei na instalação ,não existe algum meio de entrar de forma que não utilizeo login ou algo assim ?
    qualquer coisa será de bom tamanho. ps.:ESTOU DESESPERADOOoooOOOOoo

  25. Pingback: Nova Versão do Kurumin NG acaba de sair do forno « O Pirata Digital – Mais Original, Impossível!

  26. Sou Unix dos anos 60 e Gnu/linux do começo ao fim(retroengenharia), Kurumin NG 8 não abro mão pra Ruindows nenhum, mesmo sem perder de Vista ou este ano todo e ano que venha mais Kuruma, “Ser livre é uma opção não há obrigação” apoio a liberdade de pensar e realizar, nilson…..

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s