Instalando o BrOffice no Slackware

Como devem ter observado, os pacotes disponíveis para download no site do BrOffice só contemplam distribuições baseadas no Debian ou no Red Hat, com as suas já conhecidas extensões .deb ou .rpm, além da versão para o Windows é claro. Não há disponibilidade de download do source da suíte de aplicativos. Mas nem por isso os(as) usuários(as) da distribuição Slackware precisam deixar de usá-lo, afinal já dispômos de uma ferramenta para nos auxiliar a realizar a conversão de pacotes RPM para TGZ. Essa ferramenta chama-se RPM2TGZ e já é instalada por padrão junto com o Slackware.

Para utilizá-lo basta realizar o download do arquivo que contenha os pacotes com a extensão .rpm, e isso serve não só para o BrOffice, mas também para qualquer outro aplicativo desejado que venha neste formato, e depois abrir uma janela de console.

No caso específico do BrOffice, você irá baixar o arquivo BrOo_2.4.1_LinuxIntel_install.pt-BR.tar.gz, que corresponde à versão 2.4.1 lançada recentemente, acessar pelo terminal o diretório onde o arquivo foi baixado e descompactá-lo com o comando:

# tar -xvzf BrOo_2.4.1_LinuxIntel_install.pt-BR.tar.gz

Depois de descompactado, acesse o diretório criado após a extração, que deve ser algo como:

# cd OOH680_m17_native_packed-1_pt-BR.9310/RPMS

Caso não seja este o nome do diretório criado, utilize o comando acima substituindo o nome dele pelo correto. Exemplo:

# cd diretório_criado/RPMS

Em seguida execute o RPM2TGZ com a seguinte sintaxe:

# rpm2tgz *rpm

Com isso ele converterá todos os arquivos do diretório, que contenha a extensão .rpm, e gerará novos pacotes com a extensão .tgz. Deve levar um tempinho para que a conversão seja feita. Assim que estiver concluída, e o prompt do shell estiver novamente disponível, basta digitar o comando de instalação neste mesmo diretório:

# installpkg *tgz

Com isso ele já estará instalado faltando apenas a instalação de mais um pacote. Estranhamente, embora não haja pacotes com a extensão .tgz para download e instalação do BrOffice, no nível imediatamente abaixo, existe o diretório desktop-integration, que contém os arquivos de integração do desktop com o BrOffice, e nele já existe um arquivo de integração com o Slackware, portanto vamos instalá-lo.

# cd desktop-integration

# installpkg broffice.org-slackware-menus-2.4-noarch-9268.tgz

Pode fechar a janela do terminal e pronto! Com isso já terá disponível em seu Slackware, o novo BrOffice 2.4.1 prontinho para uso. É só usar e abusar!

6 opiniões sobre “Instalando o BrOffice no Slackware

  1. Olá Conrado! Obrigado pelo feedback e, como também sou usuário de Slackware, na medida do possível vou publicando dicas para essa distribuição.

    Abraços!

  2. Excelente tutorial, quando baixei o arquivo, descompactei e vi que era tudo em RPM inicialmente fiquei sem entender o porquê de um software open não disponibilizar uma modalidade source. Depois fiquei imaginando como iria instalar com esse formato nojento do rpm no meu querido e amado slackware. Digitei no google e encontrei esta salvação rsrsrs.
    Valeu ae mestre, parabéns e muito obrigado.

  3. Obrigado Luís! Lembrando que pode utilizá-la para a instalação do recém lançado BrOffice 3, ou qualquer outro software no formato .RPM.

    Abraços!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s