CentOS, uma versão corporativa de GNU/Linux

O CentOS ( Comunitty Enterprise Operation System ) é uma distribuição GNU/Linux baseada no Red Hat Enterprise Linux e voltada para o uso em servidores. O interesse por sua criação surgiu quando a Red Hat restringiu o uso de sua marca somente aos usuários(as) de seu serviço de suporte, mas continua seguindo a norma de fornecimento dos códigos-fonte de seus programas, proporcionando o surgimento de distribuições derivadas, como é o caso do CentOS e da já bem conhecida Fedora. Com isso iniciou-se o projeto CentOS, que hoje oferece sua versão de GNU/Linux corporativo totalmente compatível com a RHEL, porém removendo as logomarcas pertencentes à Red Hat.

Em artigo recente, Carlos Morimoto escreveu sobre como instalar e configurar o CentOS. Para aqueles(as) que pretendem obter as certificações da Red Hat, vale a pena ler o artigo e realizar a instalação do CentOS para acostumarem-se ao ambiente e aos comandos. Eu mesmo pretendo começar os estudos para obter uma RHCE. Claro que isso é um plano de médio prazo, afinal já tenho um bocado de tempo ocupado durante meus dias, mas com isso já posso fazer analogias com outras distribuições, o que pode me ajudar a fixar com maior facilidade os comandos e procedimentos de configuração.

Por isso, tanto para a utilização em ambiente de produção quanto o uso em estudos para a obtenção das certificações Red Hat, eu recomendo o CentOS como opção de menor custo e sem perda de desempenho ou qualidade. Para mais informações em português, podem consultar a página brasileira do projeto. Mais uma vez a diversidade e a filosofia das distribuições GNU/Linux facilita as nossas vidas e estudos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s