GNU/Linux no seu handheld

Embora a oferta de handhelds com sistemas operacionais livres pré-instalados ainda seja escassa, já existem vários projetos que, seguindo o exemplo do que ocorre com os desktops, se empenham em criar substitutos equivalentes aos sistemas proprietários.

Esses projetos utilizam-se das especificações do hardware para gerar versões de sistemas operacionais livres que se moldam, em grande parte dos casos, perfeitamente a eles.

Atualmente as plataformas Palm e HP são as mais utilizadas para essa finalidade, embora os projetos não se restrinjam a estas plataformas, sendo compatíveis com modelos de outros fabricantes de handhelds.

As distribuições GNU/Linux mais comuns nesses casos, dependendo do modelo de seu handheld, são a Familiar e a Angstrom. Já os gerenciadores de janelas mais comuns, que podem ser instalados nessas distribuições, são o Opie e o GPE, que equivalem respectivamente ao KDE e ao GNOME nos desktops.

Esses gerenciadores prometem disponibilizar todas as funcionalidades do hardware no qual são instalados, além de fornecer as ferramentas de produtividade esperadas pelos(as) usuários(as), o que em muitos casos já é realidade.

Para testes, adquiri recentemente um handheld HP Ipaq 2215, e nele pretendo instalar a dupla Familiar/Opie em substituição ao Windows CE fornecido por padrão. Caso consiga substituí-lo com sucesso, disponibilizarei os resultados e impressões por aqui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s