Jabber, Cisco, XMPP e você

O texto a seguir é uma tradução livre do post realizado por Peter Saint – Andre, diretor executivo da XMPP Standards Foundation, em seu blog one small voice, sobre a recente notícia de compra da Jabber Inc. pela Cisco Systems Inc.. Foi um post bem esclarescedor a respeito das intenções da Cisco com a aquisição e sobre os impactos desta compra para o mundo open-source. Acompanhem.

” As páginas de internet sobre tecnologia tem estado ocupadas hoje com a notícia de aquisição da Jabber Inc., empresa onde trabalho desde outubro de 2000, pela Cisco. Por causa de um número de parceiros que parecem estar confusos a respeito do impacto destas notícias na comunidade de desenvolvimento do XMPP, eu gostaria de responder a umas poucas perguntas feitas frequentemente.

Eu ainda vou estar apto a executar meu servidor Jabber em meu domínio? Claro! Todos os projetos de software e produtos Jabber/XMMP implementam o Extensible Messaging and Presence Protocol, que é um padrão aberto que qualquer um(a) pode implementar e hospedar.

Irão os projetos open-source ser advertidos sobre a utilização da palavra “Jabber” nos nomes de seus projetos? Não, porque a XMPP Standards Foundation ( XSF ) tem um acordo legal com a Jabber Inc. a respeito da marca registrada Jabber, acordo este que a Cisco herda através desta aquisição.

A Cisco irá fechar a XSF? Não. Eles não poderiam fazê-lo mesmo que quisessem, porque a XSF é uma organização legalmente independente, sem fins lucrativos, que não é controlada ou possuída pela Jabber Inc.. Mas eles não querem isso. Inclusive, eles acham que a presença de uma forte, de uma organização de desenvolvimento de padões independente é uma coisa boa.

A Cisco irá dar continuidade ao suporte da Jabber Inc à XSF, em particular responsabilizando você ( Peter Saint – André ) por permanecer escrevendo todas aquelas especificações do XMPP? Sim. A Cisco quer ser bastante colaborativa quanto ao suporte da padronização do XMPP, e eu sou um grande fator na padronização do XMPP, portanto a Cisco quer ser bastante colaborativa no suporte à minha pessoa.🙂

Eu estou ansioso para fazer parte do time da Cisco, e acho que toda a comunidade verá ainda mais coisas boas acontecendo por causa do suporte deles. “

Para ver o post original, acessem este link.

Deixe uma resposta

