Já testou o Fennec? Não?! Você pode!

Sim, é isso mesmo! Você não precisa comprar um celular novo ou fazer malabarismos para testar o novo browser da Mozilla. Basta baixar um arquivo, descompactá-lo e tê-lo instalado em seu computador. Seguem abaixo, algumas imagens do Fennec em execução no desktop. Para ampliá-las basta clicar em alguma.

Essa é a página de abertura. Ela explica o funcionamento do browser. Caso mova para a direita terá acesso às suas abas, ou para a esquerda para ter acesso aos controles.

Achei sua navegação bem simples, assim como deve ser um navegador para aparelhos compactos. Tão logo digite algo, ele já disponibiliza um campo de busca que suporta vários sites com esta finalidade, como por exemplo o Google, Yahoo!, etc. Por padrão, a busca é efetuada no Google, assim como no Firefox.

Com a evolução destas buscas, o navegador vai criando uma relação com as mais recentes, disponibilizando assim um retorno mais rápido a algum site que se tenha visitado recentemente. Como pode ser visto na imagem acima. A falta das barras de rolagem deixa-nos um pouco perdidos, devido ao costume com o mouse, ficando a cargo das setas direcionais a rolagem da página para cima ou para baixo.

A visibilidade das páginas obteve o mesmo desempenho que teria se fossem carregadas no Firefox ou outro navegador para desktop, não reclamando de plugins flash e etc.

Em resumo, a versão alpha do Fennec mostrou-se bem estável no curto período em que o testei, não apresentando problemas na visualização de páginas ou velocidade. Fica aqui a dica para quem está curioso(a) em ver o funcionamento do navegador mais de perto.

Quem quiser experimentar o Fennec, basta acessar esta página com as notas de lançamento. Nela encontrarão estes links para os sistemas GNU/Linux, MacOS X e Windows. É só clicar, baixar e testar.🙂

2 opiniões sobre “Já testou o Fennec? Não?! Você pode!

  1. O grande problema como navegadores novos é a falta de plugins…

    Por exemplo sempre fico com raiva quando penso que o Internet Explorer Móvel do meu smartphone (windows mobile 5) não sabe mostrar Flash, e não tem como adicionar um plug-in nele…

    Vamos ver como pega o Fennec com os desenvolvedores de plugins… ou será que ele aceita já os do firefox?

    Como seu blog fala de código livre, aproveito para fazer a propaganda do meu próprio projeto, o Open Translation Project (precisa traduzir?)… http://www.peertrans.org. (e http://www.sourceforge.net/projects/wwtn) O propósito é simples: traduzir qualquer coisa para qualquer um, com base em traduções humanas, não computadorizadas… Ainda não saiu nenhuma release, pós ainda estou na definição do projeto…

    abraços,
    phil

  2. Olá Phil! Bem, pelo menos aqui no desktop ele não reclamou a ausência de plugins. Naveguei por outras páginas, além das que mostram os screenshots, e não tive problemas.

    Quanto ao seu projeto é de propósito muito interessante e bem-vindo, não deixe de nos avisar caso libere versões de teste, garanto que não faltarão voluntários.

    Lhe desejo sucesso e agradeço o feedback.

    Abraços!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s