Antivirus como única opção?!

No dia 16 de janeiro, sexta-feira, estava assistindo ao Jornal do SBT quando minha total atenção foi chamada para uma matéria que falava a respeito de infecções virais em sistemas computacionais. Como estou cursando Segurança da Informação não poderia deixar de acompanhar o caso.

A matéria tratava de um novo vírus que rapidamente havia se alastrado e infectado vários computadores. Como alvo da entrevista foi apresentado um casal, cujas máquinas domésticas haviam todas sido infectadas pelo tal vírus, que se espalhava através de e-mails. Até aí nada de novo, afinal um vírus tem exatamente estas características, sendo o e-mail a sua principal forma de propagação atualmente. Mas duas coisas na reportagem me deixaram abismado.

Primeiramente o diagnóstico, realizado por “especialista em segurança” convidado, da causa da infeccção das máquinas, que verificou que apesar de os computadores disporem de software antivirus instalado, o mesmo não estava com a base de vacinas atualizada, fato comum entre vários(as) usuários(as) de sistemas espalhados ao redor do mundo, mas não em uma casa onde a profissão da entrevistada é a de Analista de Sistemas.

Em seguida, após a verificação da causa da infeccção, o referido “especialista em segurança” disse que a “única” forma de se evitar que algo assim aconteça é através da utilização de software antivirus atualizado. Para aqueles(as) usuários(as) leigos(as) em computação que assistiram à reportagem, fica a máxima de que se estamos com software antivirus instalado, e este está atualizado, então estão protegidos de ataques virais. O que é uma inverdade.

Mesmo sabendo das excelentes opções de softwares antivirus disponíveis no mercado, também sabemos que a cada dia são criados milhares de novos tipos de vírus e variantes, sendo assim impossível para um software com apenas uma atualização diária, possibilitar a segurança de sistemas computacionais contra ataques virais. Além disso, a maioria esmagadora dos vírus existentes no mercado são criados para afetar a sistemas proprietários, aproveitando-se de falhas na estrutura de diretórios e de segurança nestes sistemas para se propagarem, o que raramente poderia ter acontecido caso o casal entrevistado utilizasse um GNU/Linux.

Um vírus criado para Windows, sistema operacional utilizado pelos entrevistados em todas as máquinas mostradas na reportagem, ficaria completamente perdido em meio à estrutura de diretórios de um GNU/Linux, e mesmo que viesse a ser executado intencionalmente por um(a) usuário(a) comum, não haveria como este se propagar pelo resto do sistema e infectar aos outros computadores da rede, sem que fosse barrado pelo sistema, sendo barrado pelas permissões de escrita e execução do mesmo. Portanto dizer que a “única” forma de se proteger de um ataque de vírus, é através da instalação e constante atualização de um antivírus, só pode ter vindo de alguém que precisa rever os seus conceitos sobre segurança computacional e abrir os seus horizontes para outros tipos de sistemas operacionais que não sejam proprietários.

2 opiniões sobre “Antivirus como única opção?!

  1. Essa expansão ocorre em um ambiente raro de inflação e juros baixos. Isso não vai durar para sempre. Já há sinais claros de que seus motores perdem força, ao menos nos Estados Unidos. As grandes empresas já estão investindo cada vez menos, passaram a recomprar volumes cada vez maiores de suas próprias ações e a distribuir mais dividendos. Essa mudança de comportamento só ocorre quando o mundo corporativo não encontra melhor uso para o dinheiro. Além disso, o preço de produtos de alta tecnologia tem caído com menor velocidade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s