Falhas podem comprometer objetivos da China

voleicuba17

Depois de anunciar que os computadores na China iriam ser monitorados por software, para evitar a recepção de conteúdo violento ou pornográfico através da Internet, o  Governo daquele país foi surpreendido pela advertência de especialistas com relação a uma série de falhas em seu software que poderia levar a um “desastre em larga escala”.

Um exemplo citado por Isaac Mao, pesquisador parceiro da Harvard University’s Berkman Center for Internet and Society, é de que as comunicações entre o software instalado nas máquinas e os servidores da companhia que o desenvolveu são realizadas sem o uso de criptografia. Segundo o Sr. Mao isso poderia permitir que hackers “roubassem informações privadas das pessoas”, ou introduzissem “scripts de código malicioso” nos computadores da rede para “gerarem um desastre de larga escala”.

Além das falhas de segurança há ainda problemas de estratégia no desenvolvimento do software, já que usuários postaram em blogs screenshots de um site pronográfico sendo oportunamente bloqueado quando utilizaram o Microsoft Internet Explorer, porém o mesmo site pode ser acessado normalmente através do mesmo computador com o uso do Mozilla Firefox. Outro problema é que o software somente afeta usuários do Microsoft Windows enquanto que usuários de MacOS e GNU/Linux não sofrem bloqueios.

Caso a China queira realmente levar a decisão adiante ainda deverá ajustar muitas falhas de segurança e de projeto, ou correrá sérios riscos de permitir ataques internos e externos a seus computadores, além de não obter o resultado pretendido com a exclusão de browsers e sistemas operacionais de sua estratégia.

Leia mais no site da BBC NEWS.

Anúncios

2 opiniões sobre “Falhas podem comprometer objetivos da China

  1. Pingback: China atrasa planos do “filtro” para a Internet « Caminhando Livre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s