Primeiro processador quântico criado

first_quantum_processor_at_yale_450

“Pesquisadores da Universidade de Yale criaram o primeiro processador quântico rudimentar em estado sólido, um grande passo para a criação do computador quântico.

Eles também utilizaram o chip de dois qubits ( um qubit é um bit quântico, que é uma unidade de informação quântica ), para executar com sucesso alguns algorítmos elementares como uma pesquisa simples, demostrando o processamento de informação quântica com um dispositivo de estado sólido pela primeira vez.

“Nosso processador pode executar apenas algumas tarefas quânticas bem simples que tem sido demonstradas anteriormente com nuclei único, átomos e fótons”, disse Robert Schoelkopf, professor de Física e Física Aplicada da Yale. “Mas esta é a primeira vez que isso foi possível em um dispositivo completamente eletrônico muito mais parecido com um microprocessador comum”.

O time de pesquisadores construiu dois átomos artificiais, ou qubits – feitos de um bilhão de átomos de alumínio, mas atuando como átomos únicos que podem ocupar dois estados diferentes de energia como os estados “ligado” e “desligado” de bits comuns empregados nos computadores convencionais. Mas por causa das leis de mecânica quântica contraintuitivas, os cientistas puderam efetivamente colocar os qubits em uma superposição de múltiplos estados ao mesmo tempo, permitindo maior armazenamento de informações e poder de processamento.

Para executar as operações, os qubits comunicam-se usando um barramento quântico, fótons que transmitem informação através de fios conectando os qubits previamente desenvolvidos pelo grupo de Yale”.

Para mais informações a respeito do novo processador, acessem o site TG Daily.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s