Patentes da Microsoft geram correção no kernel Linux

tux-wolverine

Patentes relacionadas ao sistema de arquivos FAT geraram a necessidade da aplicação de um patch no kernel Linux para a exclusão das linhas de código que infringiam essas patentes.

A descoberta da infração veio após um processo movido pela Microsoft contra a TomTom, empresa fabricante de aparelhos GPS. Os sistemas de arquivos FAT não suportam, por padrão, o uso de nomes longos em arquivos, ficando restritos ao tipo 8.3 – oito letras para o nome e três letras para a extensão. Assim, a Microsoft oferecia licenças para o uso da especificação FAT com nomes longos ao custo de US$ 0.25 por dispositivo vendido até o limite de US$ 250.000. A TomTom estava vendendo seus aparelhos com esse suporte habilitado no kernel Linux sem comprar essas licenças. Após o processo, as duas chegaram a um acordo com a promessa da remoção do código que infringia essas patentes do kernel Linux.

A Microsoft disse que o processo movido foi um incidente e que outros usuários do Linux não precisavam se preocupar. Porém isso não foi suficiente para acalmar os ânimos nervosos das empresas e uma solução rápida foi providenciada por Andrew Tridgell, através da aplicação de um pacth que exclui as linhas conflitantes com as patentes da Microsoft, ao mesmo tempo que permite a manutenção do uso dos sistemas de arquivos FAT com recursos de nomes longos. Vários advogados com especialidade em patentes de software concordam que o novo código não mais infringe patentes pertencentes à Microsoft com relação ao sistema FAT.

3 opiniões sobre “Patentes da Microsoft geram correção no kernel Linux

  1. Oi passando para desejar felicidades e dizer que adorei o blog, peço para dar uma olhadinha no meu: http://gilbertogil.wordpress.com/ ´´Descrevo,como vejo´´ é um blog de humor criado no intuito de fazer humor ao mesmo tempo informar, lá você pode se divertir e fazer donwloads de livros como crepúsculo, o segredo e muito mais..acompanhar o concurso beldades do orkut 2009 e votar. Espero que gostem e comentem, dessa forma iremos crescer juntos….valeu…!

  2. Pingback: Respeito é bom e nós gostamos! | Guanabara.INFO

  3. mais uma cartada do rei do faroeste tio bill num dormi no ponto o linux chegua a 1% do mercado o tio bill ja alfineta pra muchar a bola do linux,nesse exato momento os chefes de ti de plantão que utilizam broffice,ubuntu mandriva ouço todos preucupados com possiveis processos que isso pode gerar,afinal o Brasil investiu em Software Livre como esses e se a microsoft resolver que é dela e tem codigo dela la vem processo nos departamentos brasileiros.
    Afinal quem iventa o volante não precisa diser que é nescessariamente dele,se tio bill escutasse suas palavras do famigerado filme piratas do silicio conerteza ficaria contrariado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s