“Mafiaboy” fala sobre os riscos da computação em nuvem

Michael Calce, hacker aposentado ( se é que isso realmente existe ) mais conhecido como “Mafiaboy”, disse durante um evento de segurança ocorrido no final do mês passado que ” a adoção generalizada da computação em nuvem vai tornar a Internet o paraíso para os hackers”. Michael ficou mundialmente conhecido por derrubar sites como Yahoo!, CNN, E*Trade, Dell, Amazon e eBay no ano de 2000, quando tinha apenas 15 anos.

” Vai ser o fim da Internet como a conhecemos. Você basicamente estará colocando tudo em uma pequena caixa de areia… será muito mais fácil ter acesso “, ele acrescentou observando que a computação em nuvem será ” extremamente perigosa. Essa não será a última vez que você ouvirá isso ” ele diz.

Paul Henry, especialista em segurança e perícia forense computacional da Lumension, concorda com a opinião de Michael e diz que a computação em nuvem abre novos caminhos para os riscos. ” Nós nem mesmo conseguimos lidar com o básico em segurança em nossos ambientes atuais e vamos empurrá-lo para a nuvem? “

Michael diz que o problema com a computação em nuvem e a Web 2.0 é que essas tecnologias foram desenvolvidas com o pensamento de serem fáceis em uso mas não como um incremento da segurança. ” Nós estamos indo em frente sem antes corrigir problemas antigos de segurança. Muitas empresas ainda deixam senhas padrão por exemplo. O aspecto mais assustador para os proprietários de empresas é sobre os seus próprios empregados comprometerem a segurança delas. Dumpster Diving, engenharia social e sabotagem interna nas corporações serão a ameaça número um. É de suma importância que as empresas mantenham os olhos abertos…”

Para ler a reportagem na íntegra, acessem o site Dark Reading.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s