Vem aí o Consegi 2009!

Consegi_2009

O Consegi é o Congresso Internacional de Software Livre e Governo Eletrônico, e em 2009 realiza a sua segunda edição com vários painéis, palestras e oficinas envolvendo diversos temas, entre eles:

1- Ecossistema do Software Livre: Comunidades e Colaboração

Neste item serão incluídos trabalhos sobre o ambiente de software livre, como licenciamento de software, governança de comunidades de software livre, modelos de colaboração em rede, experiências de colaboração em comunidades, etc.

2 – Desenvolvimento de Sistemas: Linguagens e Ferramentas de Apoio

Neste item serão apresentados trabalhos sobre tecnologias de desenvolvimento, e uso e desenvolvimento de ferramentas livres de apoio ao desenvolvimento de software.

3 – Infra-estrutura de TIC: Serviços e Administração

Neste item serão incluídos trabalhos sobre software livre para infra-estrutura e administração de ambiente de tecnologia de informação e comunicação como sistemas operacionais, sistemas gerenciadores de bancos de dados, sistemas de suporte a rede de computadores, softwares para monitoração e gerenciamento de recursos, etc.

4 – Sistemas e Aplicações livres para uso do Governo

Neste item serão apresentados trabalhos sobre Sistemas e Aplicações desenvolvidas com software livre para suporte às operações de Governo Eletrônico.

5 – Hardware, Sistemas Embarcados, Robótica e Mobilidade

Neste item serão incluídos trabalhos sobre hardware com tecnologia aberta e sistemas embarcados em software livre.

6 – Multimídia e Meios Convergentes

Neste item serão incluídos trabalhos sobre convergência digital e multimídia, com foque no uso de tecnologias abertas e software livre.

7 – Capacitação e Treinamento em Tecnologia

Neste item serão incluídos trabalhos sobre capacitação e treinamento em software livre e tecnologias abertas, com apresentação de casos de sucesso, metodologias utilizadas, ferramentas de apoio, etc.

8 – Padrões e Interoperabilidade

Neste item serão incluídos trabalhos sobre padrões abertos e arquitetura para interoperabilidade entre sistemas de Governo.

9 – Desenvolvimento Social, Educação e Inclusão Digital

Neste item serão incluídos trabalhos sobre desenvolvimento social, educação e inclusão digital através de projetos com software livre e tecnologias abertas.

10 – Políticas de desenvolvimento tecnológico e industrial

Neste item serão incluídos trabalhos sobre políticas de desenvolvimento tecnológico e industrial através do estimulo ao uso e desenvolvimento de tecnologias abertas e software livre.

O Congresso contará com vários(as) participantes ilustres tanto nacionalmente quanto internacionalmente, podendo aqui citar as presenças do Ministro da Educação Fernando Haddad, do Sociólogo e evangelizador dos softwares livres Sérgio Amadeu, da Ministra da Casa Civil Dilma Rousseff, da Vice-Presidente de Tecnologia da Informação junto à Caixa Econômica Federal, Clarice Coppetti, além de outros já conhecidos da comunidade de software livre como Júlio Neves, que trará uma oficina sobre shell script, e um painel com Richard Stallman com tema ainda a ser definido.

O evento ocorrerá entre os dias 26 e 28 de agosto, na Escola de Administração Fazendária – ESAF, em Brasília – Distrito Federal. Para maiores informações sobre a programação prevista acessem este link. Para se inscreverem, acessem este.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s