GNOME SlackBuild disponível para o Slackware 13.0

gsb07

Apenas alguns dias depois do lançamento da versão 13.0 do Slackware Linux, o projeto GNOME também disponibilizou a versão 2.26.3 do GNOME Slackbuild para ele, o que demonstra um grande grau de comprometimento em manter o seu ambiente desktop o mais atualizado possível para a distribuição.

O projeto ainda comunica que há versões tanto para 32 bits quanto para 64 bits, que a estrutura de diretórios do projeto agora segue de perto as práticas adotadas pela equipe da distribuição Slackware e que agora todos os pacotes são assinados com gpg, que para quem não sabe são assinaturas digitais que garantem, através de simples conferência, que o pacote foi originado pelo projeto GNOME SlackBuild.

As versões para 32 ou 64 bits estão disponíveis no diretório gsb-current e instruções de instalação podem ser conseguidas, em inglês, aqui. É recomendável que antes de realizar o procedimento seja lido o arquivo CHANGES_AND_HINTS.TXT, que especifica as mudanças e as dicas para esta nova versão. Para acessar outros repositórios além dos citados acima, basta clicar na seção downloads do site do projeto, clicar no mirror escolhido e procurar pelos diretórios current referentes à arquitetura desejada.

UPDATE AND FIX!!

Embora tenha dito no início do post que o GNOME Slackbuild teria sido lançado pelo projeto GNOME isso não procede. O GSB é um projeto independente, que teve origem junto ao Freerock GNOME, e que desenvolve os scripts que permitem portar o GNOME para o Slackware da maneira menos instrusiva possível, alterando apenas 5 pacotes originais da distro para a sua inclusão. Mesmo não sendo diretamente mantido pelos desenvolvedores do projeto GNOME, o projeto GNOME SlackBuild não peca em qualidade nem nos esforços de seus desenvolvedores em manter o ambiente desktop GNOME sempre estável e atualizado para a distribuição Slackware.

Peço desculpas pela informação errada que foi transmitida. Manterei desta forma para que aqueles(as) que acessem posteriormente à esta correção possam entender o que houve. Agradeço ao Eduardo Rolim por ter chamado a atenção para o erro.

UPDATE AND FIX 0.1!!! 🙂

Quando disse derivado não quis dizer diretamente dos pacotes Freerock mas sim do projeto Freerock GNOME e GSB que eram um só. Eram produzidos em conjunto tanto os pacotes já compilados, que formavam o Freerock, quanto os scripts, que formavam o GSB. Agora ambos tem mesmo nome, que é GNOME SlackBuild.

Essa informação pode ser confirmada pela antiga página de desenvolvimento hospedada no Freshmeat e que era mantida por um dos atuais líderes do GSB. Sua última atualização data de 19 de setembro de 2005.

Desculpem se não me expressei direito ao tentar corrigir o engano rapidamente.

Abraços!

Anúncios

Uma opinião sobre “GNOME SlackBuild disponível para o Slackware 13.0

  1. Pingback: GNOME SlackBuild 2.26.3 liberado como estável « Caminhando Livre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s