Zenwalk Linux 6.2 lançado

zenwalk-logo

Mesmo sendo um usuário do Slackware Linux, e já tendo comentado aqui no blog sobre algumas distribuições derivadas dele, ainda não havia falado sobre o Zenwalk Linux. Aproveitando o lançamento de sua nova versão, faço aqui o devido registro sobre esta distribuição slackware-based que tem sua própria personalidade.

Esta nova versão trouxe quase todos os pacotes atualizados, uma das primeiras diferenças entre o Slackware e o Zenwalk é que este último busca trazer sempre as mais recentes versões dos programas que o compõem. Só como exemplo podemos citar o XFCE 4.6.1, desktop padrão da distribuição, que vem sobre um Kernel Linux 2.6.30.5 contra uma versão 2.6.29.6 no Slackware. Outra diferença é que os mantenedores procuram manter uma única opção de software para cada tarefa que deseje realizar, como o IceWeasel 3.5.2, que é a versão completamente livre do Firefox.

Por conta desta opção de limitar os softwares que compõem a distribuição, mas sem deixar que isso faça com que a experiência do usuário seja afetada de uma forma ruim, outra diferença se faz visível, aliás outras diferenças. A imagem ISO do Zenwalk 6.2 ocupa apenas 492 MB  e é chamada de Standard Edition, mas esta não é a única. O usuário tem a opção de outras três edições da distribuição para escolher: Core Edition, Live Edition e GNOME Edition.

A primeira citada é um sistema operacional completo para uso doméstico ou em notebooks e servidores, trazendo ainda ferramentas para navegação na internet, envio e recebimento de e-mail’s, players de multimídia, ambientes de desenvolvimento em várias linguagens de programação, suite office, entre outros softwares, executando sobre o ambiente XFCE.

zenwalk-netpkg

A edição Core é uma versão do Zenwalk sem o ambiente gráfico e suas aplicações. É voltada para o uso como ponto de partida para a elaboração de um sistema customizado de desktop ou servidor ou mesmo para usuários com pouco espaço disponível em disco.

A versão Live, como o próprio nome já sugere, é a versão live-cd do Zenwalk Standard, trazendo as mesmas funcionalidades e conjunto de softwares porém com a adição de alguns extras como ferramentas de recuperação desistema, particionadores, entre outras.

Finalmente o Zenwalk GNOME Edition é a versão da distribuição que substitui o ambiente XFCE pelo GNOME 2.26.0 sobre um Kernel Linux 2.6.28.7. Trás todas as facildades esperadas por um usuário doméstico em um desktop ou notebook como assistir filmes, navegar na web, escrever e-mail’s, bate-papos, acesso a câmera digital, entre outras.

Outra diferença que deve agradar a quem teme a dificuldade de instalação de softwares no Slackware é o  gerenciador de pacotes Netpkg que vem no Zenwalk, ele garante um mínimo de esforço na instalação de softwares e conta ainda com controle de dependências. Sua tela pode ser vista no screenshot acima, caso não tenha reparado. Para baixar uma das versões do Zenwalk Linux basta acessar a página do projeto, escolher a que mais se encaixa nas suas expectativas e realizar o download.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s