XFCE em português brasileiro no Slackware

XFCE_ing

Se você é um usuário do XFCE no Slackware provavelmente já conhece esta dica, ou já se acostumou a usá-lo em inglês, ou mesmo nem precise dela pois talvez use outra distribuição que já o traga em português do Brasil.

Porém se é um usuário de outro ambiente gráfico no Slackware Linux e quer experimentar o XFCE em nossa língua nativa, já que o padrão nesta distro é o inglês e a seção de configuração no ambiente não possibilita a escolha do idioma ( pelo menos não que eu tenha encontrado então se eu estiver errado e conhecerem um modo mais fácil de fazer isso fiquem a vontade para comentar ) encontrei um tópico sobre o assunto no fórum SlackBR que mostra como realizar a alteração com a edição de umas poucas linhas pelo console.

Para tanto acesse o terminal e, como administrador ( root ), edite o arquivo a seguir com o seu editor de textos favorito. Para o exemplo vou usar o vi ( pronuncia-se “viai” para quem ainda não o conhece ).

# cd /etc/profile.d/

Este diretório contém arquivos que são executados no momento do login para todos os usuários. Vamos editar um arquivo em particular.

# vi lang.sh

Este arquivo carrega as configurações globais de idioma para o sistema. Tão logo seja aberto procure pela linha onde está escrito “export LANG=en_us” e altere o final deste comando, trocando de en_us para pt_BR, deixando a linha desta forma: “export LANG=pt_BR.”

Para aqueles que ainda não usaram o vi, ou qualquer outro editor de textos pela linha de comando, e querem realizar o procedimento usando o editor do exemplo, vou detalhar um pouco mais como fazê-lo no final do artigo. Consulte para isso a seção “Usando o vi ( Crashcourse )” Se você já sabe como fazê-lo continue a ler.

Agora que alterou esta linha vamos acrescentar mais duas. Elas devem trazer os comandos como seguem: “LANGUAGE=pt_BR” e “LC_ALL=pt_BR“. Tão logo as inclua basta salvar o arquivo e sair.

Caso esteja no modo de inicialização padrão do Slackware, que é em modo console, deve selecionar o XFCE para ver como ficou. Para tanto digite o comando a seguir, que pode ser executado também como usuário comum:

# xwmconfig

ou

$ xwmconfig

Este comando é usado para a seleção do ambiente gráfico usando a ferramenta de configuração desenvolvida para o console. Selecionado o XFCE em substituição ao ambiente que usava antes, basta carregar o ambiente gráfico com o comando “startx”. Seu XFCE estará em português como na figura abaixo, que reflete como ficou aqui.

XFCE_PTBR

Pronto! Seu XFCE está em nossa língua e sem muito esforço. Agora é só aproveitar, mas se não sabe como editar o arquivo usando o vi, e quer aprender como fazê-lo, pode consultar a seção abaixo.

Usando o vi ( Crashcourse )

Vejamos alguns comandos básicos para editar um arquivo usando o vi.  Para uma lista mais completa acessem este link, ou o manual dele pelo terminal, usando o comando:

# man vi

ou

$ man vi

Para sair do manual basta teclar “esc”.

Depois de executado o comando para editar o arquivo, como exemplificado no início do texto, use as teclas de navegação do teclado para encontrar a linha que precisa ser editada. Quando localizá-la, posicione o cursor abaixo dos caracteres que deseja apagar. No nosso caso podemos posicioná-lo abaixo da letra “e”, da expressão “en_us” na linha que queremos editar, e apertar a letra “x”. Isso fará com que, a cada vez que pressioná-la, uma letra seja apagada.

Não se preocupe caso apague mais letras do que devia. Basta teclar a combinação de teclas “SHIFT+: q!” para que saia da edição do arquivo sem que alteração alguma seja salva ( o comando é acionado apertando a tecla “SHIFT”, segurando-a enquanto pressiona a tecla “dois pontos”, solte ambas, em seguida pressione a letra “q” e depois “exclamação”, seguido de “enter” ). Pode realizar este procedimento quantas vezes quiser até acertar.

Caso tudo tenha corrido bem sua linha estará assim “export LANG=” com o cursor piscando depois do símbolo de igual. Para entrar no modo de edição do vi aperte a tecla “Insert”. Agora complete a linha com pt_BR, deixando-a assim “export LANG=pt_BR“.

Agora aperte “enter” para começar uma nova linha e digite os comandos adicionais inserindo “LANGUAGE=pt_BR“, “enter” para uma nova linha e acrescente também “LC_ALL=pt_BR“. Feito isso vamos salvar o arquivo com as modificações feitas.

Para salvar o arquivo, tecle “esc” e digite o comando “SHIFT+: x” ( novamente o comando é formado segurando a tecla “SHIFT” enquanto pressiona a tecla “dois pontos”, solte-as e pressione a tecla “x” ) seguido de “enter”. Pronto seu arquivo foi editado e salvo corretamente. Fácil não? Agora selecione o XFCE com o comando citado antes desta seção e verá o resultado. Até a próxima!🙂

3 opiniões sobre “XFCE em português brasileiro no Slackware

  1. Pingback: KDE 4.3.3 no Slackware 13.0 « Caminhando Livre

    • Olá Marcelo! Não tem pelo que agradecer, já é uma satisfação saber que pode aproveitar o conteúdo do blog, volte sempre que quiser.

      Abraços!

      Josan Neves

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s