FSF lança campanha contra o Windows 7

Win7sins

Em retribuição à campanha anti-Linux iniciada pela Microsoft junto a revendedores nos Estados Unidos, com o objetivo de promover o lançamento de sua nova versão do Windows no próximo mês, a Free Software Foundation disponibilizou no dia 26 um site, o Windows7sins.org, onde relaciona sete “pecados” cometidos pelos softwares proprietários, em particular o Windows 7.

O conteúdo aborda sete problemas trazidos pelos softwares proprietários aos seus usuários e explica porquê a opção pelos softwares livres seria mais vantajosa. A iniciativa também contou com o envio de cartas aos setores de tecnologia das principais 499 companhias e indústrias relacionadas na Fortune 500. Claro que não enviaram mais uma carta para completar as 500 pois provavelmente a correspondência não surtiria efeito junto a Microsoft.🙂

A estratégia de esclarescimento da FSF sobre softwares livres e suas vantagens foi mantida, e os “pecados” citados envolvem algumas áreas que já fazem parte de campanhas anteriores como educação, privacidade, liberdade, padrões abertos, monopólio, segurança e restrição de conteúdo por meio de software ( leia-se DRM).

Particularmente não creio que esse tipo de “guerra de nervos” surta muito efeito, embora campanhas de marketing quase sempre queiram causar impacto. Acredito que a divulgação de informação sobre as vantagens do uso de softwares livres é sempre válida mas duvido do resultado que campanhas do tipo possam atingir, principalmente junto a empresas. De qualquer forma o uso de tais táticas sempre ocorreu no mundo dos negócios, e não seria agora que isso iria mudar.

Para saber mais sobre a campanha acessem a página da mesma (em inglês).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s