Pesquisa da Dell mostra uso de 70% do ambiente GNU/Linux

dell-latitude-z

A pesquisa foi feita entre os usuários no notebook Dell Latitude Z que trás além do Windows Vista, com opção de downgrade para o XP, uma versão especial do OpenSuse embutida na placa-mãe ARM. Isso permite o boot rápido do sistema operacional GNU/Linux para acesso a recursos como: checagem de e-mail’s, navegação na Internet, execução de arquivos multimídia, entre outros.

O recurso nomeado como Latitude-on é utilizado por usuários cerca de 70% do tempo, mesmo com a disponibilidade de uso do Windows. Isso nos faz ver que a utilização de ambientes simples, de acesso rápido e seguro, está cada vez mais valorizada pelos consumidores.

Não creio que a Microsoft vá ignorar esse mercado por muito tempo, ela já pagou caro demais no passado por negligenciar mercados como a Internet. Enquanto isso a instalação embutida de sistemas GNU/linux está cada vez mais comum, sendo adotada por várias indústrias de peso, cada qual com a sua solução personalizada mas que basicamente trazem os mesmos recursos.

Já visualizo a solução sendo adotada também em desktops, a exemplo do que a Phoenix e Intel vem apresentando recentemente com a parceria que leva o HyperSpace aos usuários, e não demorará muito para que cada computador vendido traga também uma versão de GNU/Linux, seja ela embutida ou não, além do já popular Windows.

Para acesso à reportagem no qual este post foi baseado, visitem a página original no New York Times.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s