Processador Intel com nova tecnologia

intel-logo

A Intel demonstrou o funcionamento de um novo processador que promete colocá-la definitivamente na briga pela liderança do mercado de placas gráficas. A demonstração ocorreu durante o Intel Developer Forum, evento anual em que a empresa discute os rumos da tecnologia com desenvolvedores e imprensa especializada internacional.

Para a apresentação os jornalistas convidados foram encaminhados a uma sala de TV onde um filme foi exibido em tela quase cheia e ao mesmo tempo, em uma janela menor, foi exibido o “making of” do mesmo filme. Até aqui nada demais, o que surpreendeu foi uma terceira janela aberta com o gerenciador de tarefas do Windows que mostrou a porcentagem de uso do processador, que ficou em apenas 2% ( sim eu sei que o blog fala basicamente sobre software livre mas também inclui tecnologia, e a demostração foi feita usando Windows então não teria porque mudar ).

Windows executando dois filmes, sendo que um ocupando quase a tela toda, e consumo total de processador não ultrapassando 2%. Como é possível? Graças à nova tecnologia que permitiu a Intel embutir no interior do encapsulamento do microprocessador, um processador gráfico independente que faz com que o seu desempenho atinja limites de excelência com aplicações gráficas.

A novidade promete uma revolução na indústria de entretenimento e também o acirramento da concorrência no mercado de placas gráficas, afinal este novo paradigma no processamento gráfico vai impactar diretamente nas estratégias comerciais das grandes fabricantes do mercado como ATI e NVIDIA.

Segundo a fabricante os chips Westmere já entraram em processo de fabricação e serão lançados no mercado dentro de alguns meses, tempo este que deve ser aproveitado pelas concorrentes para desenvolverem idéias que impeçam a migração de clientes para a Intel. Vamos aguardar e ver como essa guerra se desenrola pois ela está apenas começando.

Referência: Correio Braziliense, edição impressa do dia 13 de outubro de 2009, seção Informática, página 5.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s