CAINE, distribuição para perícia forense computacional

Caine1.0

Foi lançada a versão 1.0 da distribuição CAINE. Baseada no Ubuntu Linux, esta distribuição é desenhada especificamente para a realização da prática forense em sistemas computacionais, com a vantagem de ser executada em ambiente gráfico.

CAINE é um acrônimo para Computer Aided INvestigative Environment, algo como Ambiente Auxiliar de Investigação Computacional, e trás vários pacotes com essa finalidade. Podemos citar entre as ferramentas o WinTaylor, que é um front-end forense para ambientes Windows, GtkHash, que é um front-end para execução de conferência do hash de arquivos, entre outras.

Só vejo como problema ser baseado na versão 8.04 do Ubuntu. Depois de vermos ser liberada a versão 9.10 esta semana, disponibilizar uma distribuição que traga o Firefox 3.0.14 fica meio complicado.

De resto é uma boa proposta para facilitar a perícia por meio de ambientes e ferramentas gráficas, que ainda disponibiliza o português brasileiro como opção. Os fãs do seriado CSI vão achar engraçada a aba que faz referência ao personagem Grissom.🙂

A distribuição CAINE está disponível como Live CD e em versão pendrive. Para maiores informações, acessem a página do projeto.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s