KDE 4.3.3 no Slackware 13.0

Olá pessoal! Depois de algum tempo de espera acredito que essa notícia vá deixar alguns aflitos usuários mais aliviados. O KDE 4.3.3 está no diretório current do Slackware Linux 13.0. Ele foi disponibilizado ontem, dia 06 de novembro, e soube da novidade depois de consultar o changelog da distribuição.

KDE_4.3.3

Apesar de várias pessoas buscarem informações a respeito de pacotes da versão mais recente do KDE para a instalação no Slackware, e eu tenha encontrado um site onde um profissional venha disponibilizando as versões mais atuais do ambiente em pacotes compatíveis com a distribuição, porém não podia confiar na idoneidade dos mesmos, resolvi aguardar até que pacotes oficiais estivessem disponíveis, o que veio a acontecer rapidamente já que a versão 4.3.3 do KDE foi liberada pelo projeto no dia 3 de novembro.

Daí vem a dúvida, atualizar e matar a curiosidade alterando vários pacotes da versão estável? Afinal temos que atualizar não só o KDE mas também as suas dependências. Claro que a resposta não poderia ser negativa, e em menos de 5 segundos de dúvida já estava realizando os procedimentos para a instalação.🙂

Antes de mais nada devo avisar que se deseja repetir o procedimento que vou detalhar deve ter ciência de que os pacotes estão no diretório current, portanto são pacotes em constante desenvolvimento e mudanças que não garantem a estabilidade do sistema, portanto prossiga por sua conta a risco! Continuará mesmo assim? Então vamos lá.

Não são muitas coisas a se fazer, graças à ajuda do slackpkg. Para quem não sabe o slackpkg é um utilitário que pode atualizar ou instalar pacotes no Slackware através da internet, utilizando para isso espelhos localizados ao redor do planeta. Foi desenvolvido pelo brasileiro Piter Punk e hoje faz parte da árvore oficial da distribuição.

1 – A primeira coisa a se fazer é escolher um espelho que contenha os arquivos do diretório current. Se já sabe como fazê-lo pode ir para o próximo passo, senão basta que vá ao terminal, logado como administrador ( root ), e digite:

# vi /etc/slackpkg/mirrors

Procure a seção referente à sua arquitetura com título que contenha current, no meu caso foi a Slackware 13.0 current pois minha arquitetura é de 32 bits. Em seguida descomente um dos espelhos disponíveis na seção. ( Obs.: O espelho que fica no Brasil infelizmente ainda não havia sincronizado seus pacotes com os espelhos americanos quando tentei realizar o procedimento, você pode escolhê-lo por ser o mais próximo e possibilitar downloads mais rápidos, porém se receber mensagens de erro quando mandar instalá-los, volte a este arquivo e troque o espelho. Particularmente estou usando o ftp://slackware.mirrors.tds.net/pub/slackware/slackware-current/ , mas nada impede que escolham outro ).

Salve o arquivo e saia.

2 – Agora que selecionou o espelho desejado deve atualizar os arquivos do slackpkg para que receba a lista de atualizações disponíveis. Para isso digitamos outro comando no terminal, ainda como administrador:

# slackpkg update

Basta aguardar um pouco e ele buscará a lista atualizada no espelho selecionado.

3 – Aqui o procedimento mais simples será mandar atualizar todos os pacotes. Mandei atualizar somente os pacotes do KDE e tudo que ganhei foi uma tela branca com meu ponteiro disponível no centro.🙂

Para atualizar todos os pacotes disponíveis basta digitar o comando:

# slackpkg upgrade-all

4 – Quase pronto, mas quando executei o KDE desta vez faltaram os ícones. Para remediar isso basta usar o slackpkg uma última vez com o comando:

# slackpkg install-new

Isso fará com que venham os novos ícones do oxygen. Basta agora iniciar o KDE e pronto! Simples não? Está instalada a nova versão deste ambiente desktop. Para aqueles que não tem tanta facilidade com o editor de textos vi recomendo que utilizem um outro de sua preferência ou vejam o resumo de comandos que descrevi no final de outro artigo.

Senti uma leve melhora na velocidade de carregamento, mas a mudança mais chamativa vi assim que a área de trabalho terminou de carregar. Viram a mudança também? Não? Bem, então reparem no primeiro screenshot que a maioria dos ícones está com uma exclamação. Estranhei aquilo logo de cara. Incompatibilidade dos ícones? Não podia ser, afinal acabei de instalar o pacote atualizado. Clicando neles verá o seguinte:

KDE_4.3.3-1

Isso mesmo, pedido de autorização para execução do programa. Isso é uma funcionalidade detestada por muitas pessoas, eu inclusive, que está disponível em outro sistema operacional proprietário bem conhecido. Só é perguntado na primeira vez que clica-se em algum ícone mas espero que essa funcionalidade não seja permanente. Fora isso houveram pequenas mudanças na visualização do gerenciador de arquivos, tema, ícones e melhorias na velocidade de execução.

KDE_4.3.3-2

Até o momento não tive problemas com as atualizações instaladas. Testei o novo Amarok, Mplayer, K3B, além dos softwares que já estavam instalados como BrOffice, Dia, entre outros e nenhum deles apresentou qualquer tipo de contratempo.

Devo lembrar que mantê-lo no desktop neste momento é ficar preso a atualizações vindas do current, o que pode causar transtornos ou mesmo a inutilização do sistema caso faça alguma alteração incompleta relacionada ao kernel em um momento de transição do referido diretório, ou voltar para o espelho do diretório estável e ficar selecionando o que pode e o que não pode ser atualizado ou revertido.

Se assim decidir, acredito que não terá problemas quanto a sua utilização, pelo menos não no ponto em que está pois, como disse e é sabido, o diretório current está em constante mutação e o que funcionou aqui hoje pode vir a trazer dor de cabeça com alguma mudança de amanhã. Pelo menos matamos a curiosidade.🙂

Até a próxima!

6 opiniões sobre “KDE 4.3.3 no Slackware 13.0

  1. Nunca fui muito chegado neste visual grafico do linux, mais estou curioso em saber as mudanças de visual e com esperança que novas pessoas venham conhecer este sistema, agora que seu visual mudou muito e assim mais bonito. Parabéns pelo texto e concerteza ja favoritei ele aqui pra testar o KDE 4.
    Abraço

  2. Pingback: KDE 4.3.4 no current do Slackware « Caminhando Livre

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s