Dez habilidades essenciais aos profissionais de tecnologia da informação

Este é um resumo traduzido de um texto publicado pelo site Global Knowledge, sobre as dez habilidades essenciais aos profissionais que trabalham com tecnologia. O próprio texto frisa que a ordem de relevância ou de necessidade dessas habilidades podem diferir em função do porte e ambiente tecnológico utilizado na empresa onde esse profissional atua. Segue abaixo uma tradução livre e resumida, com a ressalva de que, embora o texto foque em plataformas proprietárias em certos momentos, essas habilidades são importantes em qualquer ambiente que atue, seja ele livre ou proprietário.

1. Resolução de problemas

Isso é uma habilidade, uma arte, ou ambas? Se você perguntar a qualquer profissional de tecnologia experiente, eles vão dizer-lhe que habilidade na resolução de problemas é importante, muito importante – e não é algo que pode ser ensinado através de leitura. A parte difícil é que a resolução de problemas é um conjunto específico de habilidades que muitas corporações não tem o tempo ou a verba para investir. Habilidades com a resolução de problemas pode construir ou destruir a sua carreira. Dito isso, alguns podem pensar que deveria haver mais ênfase no ensino e compartilhamento de conhecimento com relação à resolução de problemas; infelizmente esse não é o caso. Esta é uma habilidade que deve ser aprendida somente depois de se tornar mestre em um determinado programa ou plataforma.

2. PowerShell e Scripting

Não, você não precisa ser um programador para ser um engenheiro de redes bem-sucedido (ou vice-versa nesse sentido), mas você tem de entender sobre PowerShell. Mais plataformas da Microsoft ( Exchange 2007 e Exchange 2010 possuem algumas funcionalidades que SÓ podem ser implementadas através do PowerShell ) são implementadas através do PowerShell – incluindo o recentemente lançado SharePoint 2010. Ser capaz de criar scripts para as tarefas diárias lhe dará mais tempo livre para atividades pró-ativas.

3. Networking e Interoperabilidade

Interoperabilidade é a chave para o networking. Vivemos em um mundo altamente conectado, um mundo de plataformas diferentes. Networking é entender como fazer essas plataformas se comunicarem. Como um profissional de tecnologia ( e isso inclui os programadores em uma certa extensão ), você deve entender os protocolos de comunicação, as camadas do modelo OSI, e a conectividade requerida para que os sistemas se comuniquem. Isso também inclui entender como conectar e prover segurança em redes wireless. Essa é uma habilidade comum a quase todos os profissionais de tecnologia, sejam eles programadores, pessoal de segurança, auditores ou pessoal que atue em help-desks.

4. Virtualização

Não importa qual tecnologia de Virtualização você utilize ( Hyper-V da Microsoft, VMware, ou mesmo o VirtualBox da Sun ) é com usa que é importante. A Virtualização tem sido adotada por companhias de todos os tamanhos como um meio de reduzir custos através da consolidação de servidores e redução nos requerimentos de refrigeração. A virtualização de aplicações se tornou bastante popular nos negócios. Possuir o conjunto de habilidades necessárias para implantar aplicações que se conectem de forma segura através de um browser é crítico para empresas que possuam vários escritórios.

5. Wireless

Como parte de um mundo altamente conectado, nós esperamos ser capazes de nos conectar através de redes sem fio de quase qualquer lugar a qualquer momento. Aqueles profissionais de TI que possam instalar, configurar e manter redes wireless de forma segura possui uma habilidade que está sob alta demanda. A palavra chave aqui é prover segurança a uma rede wireless. Implementar um ambiente wireless seguro também significa planejar e resolver problemas com interferências. Quelquer um gerenciando ambientes wireless tem de ser capaz de lidar com chamados vindos de usuários remotos que estejam tendo problemas com seus equipamentos wireless, diferentes sistemas operacionais e suas limitações.

6. Recuperação de desastres

Isso é tanto uma metodologia quanto um conjunto de habilidades. Profissionais de tecnologia tem de ser capazes de planejar, testar e implementar um plano para recuperação de desastres. Isso é crítico para a sobrevivência de um data center ou uma rede.  Uma das tarefas mais difíceis é ser capaz de testar um plano para a recuperação de desastres. Dificilmente existe tempo disponível suficiente para executar as tarefas críticas que precisam ser realizadas enquanto adiciona-se um teste para um plano de recuperação de desastres anual ou semi-anual. Uma parte integrante de um processo de recuperação de desastres é implementar sistemas tolerantes a falhas e prover redundância à rede.

7. Segurança

Todos os profissionais de tecnologia devem ter um bom entendimento de segurança física e eletrônica. Uma das tarefas mais difíceis para a segurança da TI é educar usuários. Informações das empresas podem ser recolhidas através de engenharia social, informações estas que a maioria das empresas não gostariam de ver divulgadas. Treinar usuários ( e pessoal de TI ) para que conheçam e previnam a engenharia social é extremamente difícil. Profissionais de tecnologia devem sempre estar alertas a problemas de segurança e entender as vulnerabilidades de suas redes ( de sistemas operacionais, servidores até a mais baixa cabine de cabos. Isso não significa que todo profissional de TI deva ser apto a realizar testes de penetração em suas redes, mas devem entender e prevenir ataques contra suas redes.

8. Administração de bases de dados

As corporações retém mais informação hoje que jamais antes o fizeram e são muito dependentes de suas bases de dados. Conformidade com as regulamentações tem um enorme impacto no gerenciamento e retenção de dados. São requeridas das corporações a retenção de dados por anos a fio e, em alguns casos, também os e-mails. As soluções e o espaço para armazenamento se tornaram baratas, então há mais ênfase na retenção de dados. Ter a habilidade de criar e extrair informação de uma dessas bases de dados é crítico. Profissionais de tecnologia atualmente não precisam ser DBA’s, mas eles tem de ser capazes de administrar e dar manutenção nestes servidores. Existem inúmeros sistemas de bancos de dados usados comumentes: SQL, Oracle e MySQL.

9. Desktop Imaging

A criação de imagens de sistemas operacionais de desktop é uma habilidade crítica enquanto as companhias estão mudando para sistemas desktop e instalações padronizadas. Parte disso é feito através da implantação de uma plataforma consistente e segura assim como provedora de fácil manutenção.

10. Help Desk ( Habilidades com pessoas )

Uma das habilidades críticas que profissionais de TI tem de possuir é a capacidade de lidar com o pessoal não-técnico. O Help Desk é a primeira interação que a maioria dos usuários tem com o departamento de TI, e deve ser uma experiência positiva. Profissionais de TI são muito bons em seus desempenhos, mas muitas vezes carecem-lhes a habilidade de se relacionar com seus colegas não-tecnológicos. Usuários simplesmente querem seus computadores consertados e seus dados recuperados; eles não estão preocupados com os processos por trás dessas ações. Profissionais de TI deveriam ter alguma experiência de trabalhar em um Help Desk.

Estas são algumas das habilidades mais procuradas e recomendadas aos profissionais que atuam na tecnologia de informação. Para acessar o texto original, basta clicar neste link.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s