Nova distribuição com foco em segurança no desktop

Foi lançada uma nova distribuição baseada no Fedora Linux, que tem como foco o provimento de segurança em ambientes desktop. A Qubes OS foi desenvolvida por quase três anos antes da liberação de sua versão 1.0, e tem como idealizadora a especialista em segurança da informação Joanna Rutkowska, originária da Polônia, fundadora e Chief Executive Officer da Invisible Things Lab.

Meu primeiro contato com o trabalho de Joanna foi quando eu e meu irmão estávamos desenvolvendo o nosso trabalho de conclusão de curso, no ano de 2009, e pesquisávamos a respeito dos impactos das tecnologias de virtualização para a segurança  da informação.

Naquela oportunidade pudemos assistir ao vídeo de sua palestra, na qual demonstrou um tipo de ataque onde o sistema operacional hospedeiro era subjugado por um rootkit por ela desenvolvido, fazendo que o servidor atacado perdesse completamente a sua autonomia, passando a ser controlado pela atacante, sem que o malware pudesse ser detectado ou que o servidor precisasse ser reiniciado. Esta apresentação ocorreu durante uma das edições da Black Hat Convention, convenção anual sobre segurança da informação que ocorre em várias partes do mundo.

Desde aquela época a especialista já discutia formas de proteção que pudessem evitar este tipo de ataque, e havia sugerido o isolamento e a especialização de máquinas virtuais para a execução de tarefas distintas, protegendo assim os diversos ambientes de trabalho. Essa nova distribuição surge com este objetivo.

Para maiores informações e download da distribuição, disponível apenas para arquiteturas de 64 bits, acessem o site oficial do projeto.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s