Intel Clover Trail irá suportar Linux e Android afinal

Um dia depois de afirmar, durante a edição recente da Intel Developers Conference, que a nova linha de processadores Clover Trail executaria somente o sistema operacional Windows 8, a Intel esclareceu que os sistemas GNU/Linux e Android continuam a fazer parte da estratégia da empresa, e que a nova família de processadores deve receber também versões específicas para estes sistemas operacionais.

Segundo informou por e-mail a porta-voz da Intel, Kathryn Gill, “A versão atual do Clover Trail suporta tablets com Windows 8, mas a Intel tem planos para outra versão dessa plataforma direcionada para Linux/Android“. A informação de que os sistemas operacionais livres não seriam suportados não faria muito sentido em uma empresa de porte mundial como a Intel, e não poderia deixar de lhe causar impacto negativo junto aos desenvolvedores de softwares ao redor do mundo, mas disponibilizar múltiplas versões de um mesmo processador já é algo mais coerente e típico, quando o comportamento usual da empresa é avaliado.

No início deste ano, a Intel anunciou um novo processador com baixo consumo de energia direcionado para o Android, chamado Medfield. A diferença do suporte entre o Medfield e o Clover Trail está no diferente gerenciador de energia, que agora gerencia dois núcleos no novo processador, e não apenas um como no Medfield. A Intel está tendo problemas na adaptação desse gerenciador para o Android, devido aos seus requerimentos de energia e aquecimento. Além disso, o sistema operacional Android já dispõe de uma base consolidada, enquanto que o Windows 8 ainda é um mercado emergente, fazendo mais sentido investir em uma área de mercado ainda pouco explorada, do que ser apenas mais um competidor no mercado de dispositivos com Android.

Vamos aguardar e ver como serão os próximos passos da Intel no mercado de dispositivos móveis, sabendo assim se serão direcionados também para atender aos consumidores de tecnologias que sejam compatíveis com os sistemas abertos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s