Quais habilidades você precisa para ter sucesso?

Embora tenha sido realizada nos Estados Unidos, pelo Apollo Group, uma companhia filiada à University of Phoenix, a pesquisa nos trás algumas informações que podem também aumentar a empregabilidade de profissionais aqui mesmo no Brasil.

O estudo buscou verificar quais são as qualidades que os empregadores  buscam nos(as) profissionais que poderiam preencher vagas em seus quadros de funcionários(as). O resultado é que essas habilidades, necessárias para que você possa ter um futuro mais tranquilo com relação a sua empregabilidade, são características que podem, e devem, ser adquiridas através de treinamentos e modificação de comportamento.

“Não há mais carreiras com caminhos lineares”, disse Natasha Dalzell-Martinez, líder da equipe que conduziu o estudo. “Os dias onde você trabalhava em um vácuo para um único empregador, utilizando uma única habilidade, não tendo nenhuma voz ou controle sobre seu próprio emprego ou tarefas estão acabados. As pessoas agora utilizam vários chapéus e tem várias habilidades”. Logicamente ela refere-se à qualidade que tem um(a) funcionário(a) de acumular várias funções, utilizando-se de várias habilidades para realizar as diversas tarefas sem perda de desempenho. Como o artigo original sobre a pesquisa cita apenas formas maneiras de adquirir essas características, eu decidi explorar um pouco mais cada uma delas, tentando mostrar os motivos pelos quais elas são importantes no dia a dia. Vejamos então as dez habilidades mais procuradas pelo mercado de trabalho:

Liderança – Essa é uma habilidade que está cada dia mais em alta. Ela é essencial para que as empresas possam ter opções de substituição de líderes de projeto, ou mesmo para a promoção a cargos superiores, sem que para isso tenham de buscar recursos humanos fora do âmbito da empresa. Ter uma visão interdisciplinar quando da participação em equipes de trabalho é uma importante qualidade em um(a) funcionário(a).

Pensamento crítico – Assumir projetos onde você possa aplicar seus conhecimentos, ao mesmo tempo em que seja o responsável direto pelo sucesso do mesmo, permite que demonstre sua capacidade de decisão e realização de tarefas, evidenciando a sua capacidade de pensamento crítico na resolução de problemas, uma habilidade muito importante atualmente.

Comunicação – Saber comunicar-se de forma clara e objetiva é de suma importância em um(a) profissional. Essa habilidade pode ser ponto crucial para que um projeto seja entregue no prazo ou para que uma decisão possa ser tomada com mais segurança. Possuir essa qualidade pode ser a razão que faltava para que você seja contratado(a).

Colaboração – Essa é a habilidade que mais facilmente pode ser desenvolvida. Caso você tenha o costume de executar tarefas por conta própria, essa é uma boa hora para que mude a sua atitude e participe mais ativamente em times de projetos. Cursos que tenham esse tipo de metodologia para a avaliação também são uma forma de treinar e adquirir essa característica.

Adaptabilidade – As constantes mudanças no mercado fazem dessa habilidade uma importante ferramenta, na manutenção da alta performance do(a) profissional quando do desempenho de suas tarefas. A facilidade em adaptação, nas diversas situações que nos apresentam, são é importante apenas no âmbito profissional, mas também no campo pessoal. A necessidade de mudança de residência, cidade ou mesmo país pode ser algo que venha a enfrentar, dependendo do quão bem sucedido(a) você for.

Produtividade e responsabilidade – Essas duas características são colocadas juntas pois as empresas buscam não só o cumprimento de metas, algo que permite a continuidade do negócio, mas também a responsabilidade por decisões e ações que venham a interferir no desempenho da mesma. Assumir tarefas diferentes, para a realização muitas vezes simultânea, exige que essas duas características estejam em ação.

Inovação – A capacidade de inovar implica na habilidade de absorver novos conhecimentos, detectar tendências e conseguir, com essas informações, mudar a forma como uma tarefa é realizada, tornando a sua execução mais fácil, mais rápida ou com resultado mais eficaz.

Acesso, análise e sintetização de informação – Essa característica é de extrema importância nos dias atuais, onde cada vez mais temos acesso a bases de informações cada vez maiores, e vindas de diferentes fontes, sendo então necessária uma grande capacidade de análise e síntese, para que se possa tomar decisões ou solucionar problemas tendo por base informações confiáveis e relevantes.

Cidadania global – Com as pessoas cada vez mais conectadas, e muitas oportunidades de trabalho remoto surgindo, a interação com outras culturas através dos meios de comunicação estão se tornando mais comuns a cada dia, tornando necessária um maior entendimento sobre as diversas culturas com as quais temos contato. Para isso é muito importante ampliar os conhecimentos gerais sobre essas culturas para se evitar embaraços ou a perda de uma oportunidade de negócio. A característica de ser um(a) profissional globalizado deve estar entre as prioridades nas mudanças, caso ainda seja uma deficiência.

Empreendedorismo – Essa habilidade é outra que pode ser conquistada através de treinamentos, e é importante tanto para quem está pensando em começar, ou já possui um negócio próprio, quanto para quem trabalha como funcionário(a). É possível ser empreendedor(a) onde quer que se esteja, bastando para isso que encare o desafio de ser o(a) responsável pelo seu próprio crescimento profissional, buscando, propondo ou realizando projetos que ampliem os seus conhecimentos e capacidade de relacionamento, além de novas experiências que venham a agregar valor a sua carreira, tornando-o(a) um(a) profissional mais preparada para encarar os desafios que o mundo globalizado sempre nos apresenta.

Para acessar o artigo original, que serviu de base para este que redigi, basta acessarem esta página. Abraços!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s