Slackware Linux – Instalando o LibreOffice 3.6.2

Diferentemente do post sobre os pacotes para a atualização do KDE, que foram especificamente compilados para a versão 14.0 da distribuição Slackware Linux, estes que lhes apresento aqui, e que possibilitam a instalação da suite office LibreOffice, podem sem instalados tanto nas versões 13.37 quanto na versão 14.0 da distribuição.

Estes pacotes também foram compilados por Eric Hameleers, desenvolvedor integrante do time da Slackware Linux, e permitem que a versão 3.6.2 da LibreOffice seja instalada não só nesta distribuição, mas também naquelas que sejam baseadas na Slackware Linux, como a Absolute Linux, Slackel, VectorLinux, entre outras.

Para quem está executando a Slackware Linux em sua versão de 32 bits, basta baixar e instalar estes pacotes, clicando nos links abaixo:

http://slackware.com/~alien/slackbuilds/libreoffice/pkg/13.37/libreoffice-3.6.2-i486-1alien.txz

http://slackware.com/~alien/slackbuilds/libreoffice/pkg/13.37/libreoffice-l10n-pt_BR-3.6.2-i486-1alien.txz

http://slackware.com/~alien/slackbuilds/libreoffice/pkg/13.37/libreoffice-mozplugin-3.6.2-i486-1alien.txz

Para aqueles(as) que estão executando a Slackware Linux, ou suas derivadas, nas versões de 64 bits, basta baixar e instalar estes pacotes, clicando nos links abaixo:

http://slackware.com/~alien/slackbuilds/libreoffice/pkg64/13.37/libreoffice-3.6.2-x86_64-1alien.txz

http://slackware.com/~alien/slackbuilds/libreoffice/pkg64/13.37/libreoffice-l10n-pt_BR-3.6.2-x86_64-1alien.txz

http://slackware.com/~alien/slackbuilds/libreoffice/pkg64/13.37/libreoffice-mozplugin-3.6.2-x86_64-1alien.txz

O primeiro link aponta para o pacote de instalação do LibreOffice, o segundo para o pacote de internacionalização da suite de escritório, disponibilizando o idioma português brasileiro, enquanto que o último pacote fornece a integração do LibreOffice com o navegador Firefox.

Para instalar os pacotes baixados, acesse o terminal e digite o seguinte comando como usuário(a) administrador(a) ( root ):

# installpkg libreoffice*.txz

Agora que os instalou, basta confirmar acessando o menu K, seção Escritório e em seguida verificar a presença do LibreOffice, assim como na imagem a seguir.

Ao iniciá-la verá que ela estará em inglês, que é a linguagem padrão. Para configurá-lo para o português brasileiro, localize a opção Options no menu Tools na barra de tarefas do LibreOffice. Com isso, clique em Languages, como na imagem abaixo.

Mude as opções User interface, Locale setting e Default language for documents para que utilizem a língua portuguesa do Brasil, deixando as opções como na imagem seguinte.

Agora basta confirmar clicando em ok e seu pacote de aplicativos para escritório estará em português brasileiro e pronto para uso.🙂

Espero ter ajudado. Até a próxima!

6 opiniões sobre “Slackware Linux – Instalando o LibreOffice 3.6.2

  1. Pingback: Slackware desktop @ Linux 2 Start

  2. Pingback: virada para o Slackware 14.0 x64 Desktop com KDE @ Linux 2 Start

  3. Muito bom o tutorial. Gostaria de que você me desse uma dica sobre como instalar fontes no Libreoffice, no Slackware. Não vem, por default, times new romam etc. Como faço para instalá-la?

    • Olá André! Você pode adicionar as fontes que desejar ao LibreOffice, para isso deverá logar como usuário root (administrador) e copiar as fontes desejadas para o diretório de fontes, onde o LibreOffice foi instalado, que é o seguinte:

      /opt/libreoffice(versão)/share/fonts/truetype

      Para uso no Slackware você poderá carregá-las para o diretório /usr/share/fonts, escolhendo o subdiretório referente à fonte que esteja adicionando. Por exemplo, se a fonte for de nome Antique.ttf você provavelmente desejará colocá-la no diretório referente a fontes true type, que seria o /usr/share/fonts/TTF.

      Espero ter ajudado, obrigado pela visita e volte sempre!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s