Caine 3.0 liberada! Outubro, 2012.

Foi lançada este mês, a versão 3.0 da distribuição Caine. Este sistema operacional, apresentado na forma de LiveCD e baseado na distribuição Ubuntu Linux, tem por finalidade oferecer um ambiente propício para a perícia forense computacional, fornecendo ferramentas que facilitem a investigação.

De origem italiana, esta distribuição recebeu este nome como uma abreviação de Computer Aided Investigative Environment, e tem por filosofia ser completamente livre, trazendo somente ferramentas open source em sua árvore de programas.

Como diferenciais desta nova versão, posso citar as atualizações do Kernel Linux para a versão 3.2, MATE desktop 1.4,  rbfstab um utilitário que escreve entradas para o arquivo /etc/fstab com permissões de leitura somente, assim dispositivos podem ser montados de forma segura para exames ou geração de imagens forenses, entre outras.

Para maiores detalhes, e possibilidade de download da nova versão, acessem o site oficial da distribuição.

2 opiniões sobre “Caine 3.0 liberada! Outubro, 2012.

    • Olá Paulo! Você procura por materiais que te iniciem em testes de penetração de redes? Se for isso, além das ferramentas que procuro citar aqui no blog, e das quais você pode procurar por informações sobre como os softwares que as compõem funcionam, você pode também dar uma olhada neste site: http://www.penetration-testing.com/home.html

      Ele trás uma ideia geral do que é um teste de penetração e como o raciocínio geral para a realização de um funciona, além de dicas de outros sites e leitura complementares para que avance aos poucos em conhecimento. Espero ter ajudado.

      Abraços!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s