GParted e Parted Magic lançados! Outubro, 2012.

Dois softwares livres, voltados especificamente para o gerenciamento de partições em discos, lançaram versões de atualização de seus programas este mês, são eles o GParted Live e o Parted Magic.

Ambos são live CD’s que possibilitam o gerenciamento de partições em discos, possibilitando o redimensionamento, movimentação, criação, deleção e checagem de partições, tudo isso de forma gráfica e bem intuitiva, facilitando a visualização das modificações que serão realizadas.

O GParted Live atinge a versão 0.14.o-1, a trás agora a possibilidade de realizar as mesmas ações que eram realizadas com volumes lógicos também com os volumes físicos, através do Logical Volume Management – LVM2 PV. Além disso fornece outras correções a problemas que afligiam as versões anteriores, como o erro na leitura do UUID em partições ReiserFS nos sistemas operacionais Fedora e CentOS, entre outros.

Já o Parted Magic é apresentado em sua versão 2012_10_10, fazendo referência à data de lançamento. Como diferencial pode ser citado a remoção do Rdesktop em favor da utilização do FreeRDP e sua interface gráfica Remmina, além da adição de dois plugins ao SpaceFM, que permitem a montagem de compartilhamentos do Samba e a utilização do antivírus ClamAV diretamente do gerenciador de arquivos.

Para mais detalhes a respeito das modificações implementadas, acessem a página que anuncia a liberação da nova versão do GParted e do Parted Magic.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s