Free Software Foundation lança certificação para equipamentos

A Free Software Foundation lançou um programa de certificação para hardwares que respeitem a liberdade do(a) usuário(a). A marca de certificação foi denominada de Respects Your Freedom, e é concedida a equipamentos que sigam uma rígida série de critérios avaliativos, criados pela fundação.

Os fabricantes de equipamentos, que desejarem ter seus produtos certificados com a RYF, deverão respeitar vários critérios que visam garantir a liberdade de alteração no software que os acompanha, além de fornecer total transparência sobre a forma de como este hardware é executado. Isso evitará, por exemplo, que informações sobre a atividade do(a) usuário(a) sejam coletadas e enviadas a terceiros, sem o seu consentimento.

Entre as exigências listadas na página da fundação, podemos encontrar:

Todo software que acompanhe o hardware, tem de ser software livre. A única exceção é permitida a softwares que venham embutidos em processadores auxiliares e de baixo nível, que poderão ser certificados em versões futuras dos hardwares que receberam a certificação no modelo atual.

Instalação de software modificado pelo(a) usuário(a). Os fabricantes devem prover, junto com o código fonte dos softwares livres que acompanham o equipamento, uma forma prática para que o(a) usuário(a) possa substituir estes softwares por versões customizadas.

Compilação livre. Além de serem livres, todos os softwares que estiverem contidos no equipamento devem ser cem por cento compatíveis e passíveis de serem recompilados utilizando-se apenas softwares livres.

Estes são apenas alguns dos requisitos listados, dentre vários,  e que deverão ser cumpridos pelos fabricantes para que seus equipamentos possam receber o selo da Free Software Foundation, e possam com isso ter seus modelos listados entre aqueles que respeitam a liberdade dos(as) consumidores(as) quanto a liberdade de utilização e modificação do funcionamento dos hardwares por eles(as) adquiridos.

Fabricantes que tenham interesse em certificar seus produtos devem, além de fazer com que seus equipamentos cumpram com os requisitos estabelecidos pela fundação, também entrar em contato para tomar conhecimento a respeito das etapas para a obtenção desta certificação.

Para mais detalhes, acessem o site da Free Software Foundation.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s