Segurança da Informação versus métodos de contratação

A dificuldade na contratação de profissionais, para atuarem na área de segurança da informação, nem sempre está na falta de pessoal qualificado disponível no mercado, pode estar também nos métodos utilizados pelo departamento de recursos humanos para selecionar esses(as) profissionais. Essa é a opinião de Winn Schwartau, consultor e especialista em segurança da informação, emitida esta semana durante a conferência Hacker Halted, realizada em Miami, Estados Unidos.

Segundo Winn, o problema verdadeiro está em uma má compreensão sobre os tecnólogos, suas personalidades, hábitos e experiência anterior. São discriminados sob regras de contratação que os categorizam como indesejados, quando na verdade eles tem o conhecimento necessário para proteger as redes de computadores. Ele diz ainda que a demanda por diplomas de graduação, certificações em TI e a habilidade de conseguir certificações de qualidade não deveriam ser prioridade nas contratações.

A origem, para o impedimento de grande parte das contratações na área de segurança da informação, pode estar no pensamento dos departamentos de recursos humanos, que desaprovam condições como o transtorno de déficit de atenção e autismo, ou o transtorno obsessivo-compulsivo, que são típicos da personalidade de alguns geeks, permitindo que eles foquem em um determinado problema noite adentro. E mesmo que algumas empresas extrapolem algumas regras para contratar dependentes de álcool, qualquer pequena infração que envolva drogas ilegais torna difícil a contratação de candidatos(as). ” Temos de começar a ficar politicamente incorretos se quisermos que o trabalho seja feito “, afirma ele.

” O trabalho do RH é encontrar alguma coisa errada para que eles não tenham de contratá-lo(a) “, disse Winn. Pode ser o quanto em dinheiro você deve, sua idade, se você já tem idade avançada, traços de personalidade vistos como muito manso(a) ou muito agressivo(a). Mas ele diz que algumas dessas regras devem ser esquecidas para que se encontre quem possui as habilidades certas em segurança da informação.

Geeks de computadores podem ser socialmente desajeitados, eles(as) podem estar acostumados a despejar o que estão sentindo com honestidade brutal, e eles(as) ” não puxam sacos “, disse Winn. ” Profissionais de recursos humanos e advogados tem de se acostumar com isso “, conclui ele.

Fonte: NetworkWorld.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s