Novo esforço para impedir a Inicialização Restrita

A Free Software Foundation lançou uma campanha, para o recolhimento de assinaturas em um abaixo-assinado, que pretende impedir que a tecnologia de “Inicialização Segura” seja utilizada para coibir a liberdade dos(as) usuários(as) de computadores.

A campanha foi iniciada devido a anúncio recente da Microsoft, antecipando que se os fabricantes de computadores quiserem distribuir máquinas trazendo o selo de compatibilidade com o seu novo sistema operacional, Windows 8, teriam de implementar a medida chamada de “Inicialização Segura”. Entretanto, neste momento não há como dizer se essa tecnologia vai fazer jus ao nome, ou se tornará algo diferente, equivalendo a uma “Inicialização Restrita”.

Quando implementada corretamente, a “Inicialização Segura” é desenhada para proteger contra malwares, através do impedimento de que computadores carreguem programas executáveis sem autorização durante a inicialização. Na prática, significa que computadores com esta implementação não inicializarão sistemas operacionais não autorizados, incluindo sistemas autorizados inicialmente e que foram modificados, não reobtendo autorização.

Esta poderia ser uma característica que merecesse seu nome, desde que permitisse ao(à) usuário(a) a capacidade de autorizar os programas que desejam executar, então poderiam executar softwares livres criados ou modificados por eles(as) mesmos(as) ou por pessoas em que confiam. Entretanto, há a preocupação de que a implementação desta tecnologia vá impôr restrições para que os(as) usuários(as) inicializem qualquer outro sistema que não seja o Windows. Neste caso, seria melhor chamar a implementação de “Inicialização Restrita”, já que tal implementação causaria em uma grave restrição na utilização dos equipamentos por parte de seus(uas) proprietários(as), e não uma implementação de segurança.

Para que possa assinar a petição, para que os fabricantes de equipamentos implementem a tecnologia de forma que respeite a liberdade dos(as) usuários(as), basta clicar no seguinte link, preencher os campos requeridos e confirmar a validação da assinatura que será enviada ao seu e-mail.

Fonte: Free Software Foundation.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s