Adicionando ícones à área de trabalho do KDE 4

Olá! Notei que alguns(mas) usuários(as) tem acessado o blog, e procurado por dicas de como inserir ícones na área de trabalho do ambiente KDE 4. Anteriormente, era disponibilizado por padrão um espaço que os acomodava e mantinha organizados. Atualmente, pelo menos no que tange à distribuição Slackware Linux, esse espaço é adicionado pelo(a) usuário(a), através dos widgets disponíveis, de acordo com a necessidade de cada um(a). Vou mostrar agora como você pode tê-la novamente em sua área de trabalho.

Esta é a tela inicial do ambiente KDE, exatamente como disponibilizada por padrão na Slackware Linux. Como pode ver ela vem completamente despida de qualquer ícone, apresentando um ambiente limpo. Para que possa alterar isso, o primeiro passo é alterar o seu diretório de usuário, acrescentando um diretório adicional. Mais adiante você vai entender o porquê.🙂

Para fazer isso você pode, tanto acessar o terminal e inseri-lo pela linha de comando, quanto usar o gerenciador de arquivos Dolphin e simplesmente criar a nova pasta em seu diretório. Como usar o gerenciador de arquivos é mais simples, e bem intuitivo, bastando clicar com o botão direito na área referente ao seu diretório com botão direito do mouse, e escolhendo a opção de criar nova pasta, vou mostrar o comando para que possa criar o diretório usando o Konsole, que um dos softwares de linha de comando no KDE. Para acessá-lo, use o menu K, seção Sistema e escolha o Terminal, como na figura acima. Com a tela da linha de comando aberta, digite o comando:

$ mkdir Desktop

Esse comando vai criar o diretório Desktop em seu diretório de usuário(a), e como pode notar não é necessário que utilize a conta de administrador para isso. Depois de criado o diretório você pode fechar a janela do Terminal, pois ela não será mais usada durante esse procedimento. Se você for utilizar o gerenciador de arquivos, nomeie a pasta da mesma forma. Como pode ver não foi tão complicado quanto muitos(as) usuários(as) pensam.🙂

Agora, clique no botão que permite o gerenciamento da criação de widgets na área de trabalho, que fica localizado no canto superior direito, nomeado como desktop, e escolha a opção adicionar Widgets. Assim como mostrado na imagem acima.

Aparecerá uma lista de opções para seleção. Mova a barra de rolagem para a direita até que encontre a opção Exibição de Pasta. Clique nela duas vezes.

Como pode ver, o widget foi adicionado à área de trabalho, mas por padrão mostra a pasta do(a) usuário(a), o que pode gerar confusão quando da adição dos ícones, por isso é que criou o diretório Desktop no início deste procedimento, pois é nele que vai colocar os ícones que escolher. Para modificar o modo padrão de exibição, mova o mouse para a lateral direita do widget, e clique no ícone que aparenta uma chave fixa, mais conhecida como “chave de boca”. Na janela que se abre, clique para selecionar a opção de especificar uma pasta.

Feito isso, você pode escrever o caminho completo na área para digitação, assim como na imagem acima, substituindo a palavra “usuário(a)” do exemplo pelo seu nome de usuário(a), ou clicar no ícone em forma de pasta que se localiza no final da linha disponibilizada para digitação, e escolher a pasta Desktop. Clique então no botão ok.

Pronto, já não tem mais aquela mistura de pastas e arquivos para complicar a sua vida, agora você só vai precisar adicionar os ícones que deseja que fiquem disponíveis na área de trabalho.

Escolha uma aplicação através do menu K, eu por exemplo fui à seção Internet e localizei o Firefox, então clique sobre ela, mantenha o botão do mouse pressionado e arraste até a área do widget. Quando perguntado(a) sobre o que fazer, escolha copiar aqui.

Como vê o ícone já fica disponível para utilização dentro da área do widget, e todos os outros que adicionar à pasta Desktop serão mostrados nessa área. Não se preocupe quanto a quantos pode colocar pois mesmo que seja necessário mais espaço para a acomodação deles, uma barra de rolagem será adicionada automaticamente à lateral do widget, permitindo que possa acessar todos os ícones apenas fazendo a rolagem dela.

Por um questão de estética, modifiquei o nome dos ícones, pois como deve ter notado, eles são inseridos com a extensão “.desktop”, então cliquei com o botão direito do mouse sobre eles e escolhi a opção renomear, removendo essa extensão.

Agora basta adicionar, e renomear caso queira, tantas aplicações quanto desejar ou achar necessárias, repetindo os passos para a inserção de ícones na área de trabalho. Espero ter ajudado.🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s