FBI e Facebook unem-se em ação contra cibercrime

crimes_internet

Segundo artigo postado na Forbes, o time de segurança da informação do Facebook ajudou o Federal Bureau of Investigation a prender dez suspeitos de infectar onze milhões de computadores e causarem prejuízo avaliado em oitocentos e cinquenta milhões de dólares.

Os detalhes da operação não foram revelados por nenhuma das partes envolvidas, que levou à prisão de pessoas em várias partes do planeta, incluindo os Estados Unidos, Peru, Nova Zelândia, entre outros países, porém acredita-se que o caso envolva a utilização de um malware chamado Yahos para o sequestro de computadores e formação de uma botnet, apelidada pelo FBI de Butterfly, com o objetivo de roubar dados bancários para a utilização em fraudes.

O FBI atribuiu crédito significativo à equipe de segurança do Facebook quanto ao rastreamento dos operadores da botnet. ” O time de segurança do Facebook forneceu assistência para a aplicação da lei através de sua ajuda na investigação, ajudando  a identificar a causa principal, os perpetradores, e aqueles que foram afetados pelo malware “, pode ser lido no comunicado oficial expedido.

Esse tipo de ação não é comum de ser visto entre as empresas, pois a maioria das empresas agem de forma preventiva, agindo defensivamente, apenas protegendo os seus sistemas. A equipe de segurança do Facebook já havia declarado anteriormente que não agiria apenas defensivamente, mas sim, que buscariam localizar e entregar às autoridades todos aqueles que ameaçassem os clientes ou negócios da companhia, e esta ação é uma amostra de que não estavam brincando.

Para mais detalhes, acessem o artigo original em inglês.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s