Bancos americanos e canadenses são alvo de malware customizado

mac_malware

Uma versão melhorada do malware Carberp, que foi criado para atacar bancos que falavam a língua russa, está sendo vendido a cibercriminosos com scripts para customização, e agora dedicada a atacar bancos americanos e canadenses. a descoberta foi divulgada pela companhia de segurança russa Group-IB. A primeira versão deste malware foi lançada em 2010, com sua utilização privada por parte de uma gangue.

Em 2011 os criadores começaram a vender a uma quantidade limitada de interessados, uma ferramenta que customizava o malware. Pelo equivalente a dez mil dólares, cada cliente podia ter a sua própria versão construída através desta ferramenta.

Entre março e junho deste ano, os líderes dos três maiores grupos de cibercriminosos que utilizavam o Carberp foram presos na Russia, com a assistência do Group-IB durante as investigações. Na última semana, os criadores do malware começaram a propagar em fóruns que uma nova e melhorada versão do Carberp estava disponível. Essa informação foi divulgada pela RSA em um artigo recente em seu blog.

O modelo básico do malware é oferecido em modelo de assinatura mensal, com valores partindo de dois a dez mil dólares, dependendo do número de módulos adicionados, ou em pagamento único de quarenta mil dólares, com o qual se pode adquirir a aplicação construtora de uma versão especial do Carberp que contem um componente bootkit, que nada mais é do que um rootkit que age no setor de boot dos discos rígidos.

Confira o artigo completo, em inglês, no site da ComputerWorld.

Anúncios

Uma opinião sobre “Bancos americanos e canadenses são alvo de malware customizado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s