CentOS 5.9 lançada! Janeiro, 2013.

centos5_open_terminal

Apenas nove dias depois do lançamento da versão de atualização da Red Hat Enterprise Linux, foi liberada também a versão 5.9 da distribuição CentOS. A disponibilização de mais uma versão da série 5.x, vem a cumprir o compromisso da Red Hat em manter o suporte a versões anteriores por dez anos, e a comunidade envolvida na manutenção da Community Enterprise Operating System, ou simplesmente CentOS, mantem o esforço em liberar versões compatíveis e baseadas no código fonte do Red Hat Enterprise Linux, removendo apenas  os componentes e marcas de propriedade da Red Hat, que não são licenciados sob alguma das licenças livres.

Embora a versão comercializada atualmente pela Red Hat seja da série 6.x, e também tendo a sua alternativa livre de componentes proprietários, mantida pela comunidade organizada em torno da distribuição CentOS, estas verões de atualização da série anterior são importantes para a correção de bugs, falhas de segurança e implementação de novas funcionalidades, ao mesmo tempo em que mantem a compatibilidade com hardware e softwares legados, em utilização nas empresas.

Vários pacotes foram atualizados e alguns novos recursos adicionados, como a adição de drivers para o gerenciador de máquinas virtuais da Microsoft, o Hyper-V, com o objetivo de permitir maior eficiência quando da instalação do CentOS em máquinas virtuais de servidores que utilizem o Hyper-V. Imagens de instalação podem ser baixadas, tanto para arquitetura i386 quanto x86_64.

Para maiores detalhes com relação às mudanças realizadas nesta versão, acesse o anúncio oficial do lançamento da versão 5.9, no site oficial da distribuição CentOS.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s