KDE 4.10 lançado! Fevereiro, 2013.

kde

Foi disponibilizada para download, a versão 4.10 do ambiente gráfico KDE, que abandona a série 4.9.x e parte para uma nova etapa no processo de desenvolvimento, iniciando com este novo marco.

Por ser uma versão “ponto zero”, ainda haverá processos instáveis ao lado das melhorias e novas funcionalidades implementadas, o que implica que a sua utilização em “máquinas de produção” está sujeita a análises por parte dos(as) administradores(as), ou dos(as) usuários(as) no caso de equipamentos domésticos.

Como exemplo desta instabilidade, posso citar o novo sistema de travamento da tela, que insiste em funcionar, às vezes, mesmo quando selecionamos a utilização do modelo de proteção anterior. Outro erro está ligado ao processo de indexação de arquivos do Nepomuk, porém ambos já possuem patches de correção disponíveis.

Quanto as modificações implementadas, podemos notar melhorias quanto a velocidade, usabilidade, integração com dispositivos móveis, introdução de um novo gerenciador de impressoras e impressões, além de um novo gerenciador de cores. Como anunciado antes, os desenvolvedores do KDE estão, cada vez mais, utilizando a linguagem Qt Quick na construção do ambiente, e para facilitar a criação de aplicativos personalizados para a execução no KDE, foi incluído um Plasma SDK, que permite também a criação de widgets utilizando a linguagem QML.

Para maiores informações, acesse a página com o anúncio oficial do lançamento da versão 4.10.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s