Slackware Linux – Notícias sobre o desenvolvimento. Fevereiro, 2013.

Slackware logo

Várias modificações já foram implementadas na Slackware Linux desde a disponibilização da última versão estável, em setembro de 2012, e seguindo o lançamento da versão 4.10 do ambiente gráfico KDE, a equipe de desenvolvimento já divulgou a disponibilidade dos pacotes atualizados em sua árvore “current”, que é o diretório onde ficam os pacotes em estágio de desenvolvimento para a próxima versão estável da distribuição.

A atualização do KDE para a versão mais recente é mais que natural, para que o processo de estabilização da próxima versão estável da distribuição transcorra de forma tranquila, já que este é o seu ambiente gráfico principal, porém não é apenas esta modificação que chama a atenção de quem acompanha a evolução da distribuição em sua etapa de desenvolvimento.

Uma das mudanças mais esperadas pelos(as) usuários(as) de distribuições GNU/Linux, era quanto a impossibilidade de utilização destas em hardware que atualmente dispunha do recurso de “inicialização segura”, onde apenas podia ser executado o sistema operacional Windows, criando certa dificuldade para a comunidade de software livre contornar esse problema. Porém já está disponível, na árvore de desenvolvimento da Slackware Linux, dois novos pacotes que resolvem essa dificuldade, que são o elilo e o gnu-efi, este último recentemente liberado pela Linux Foundation.

Com estes dois aditivos, a comunidade de usuários(as) de sistemas operacionais livres pode ficar tranquila quanto a manutenção de sua liberdade de escolha sobre quais softwares utilizar em seus equipamentos.

Além disso, várias outras atualizações foram incluídas para a correção de vulnerabilidades ou upgrades de versão em softwares que compõem a distribuição, como a atualização do Pidgin para a versão 2.10.7 ( correção de segurança ), Calligra Office para a versão 2.6.0, OpenSSL para a versão 1.0.1 ( correção de segurança ), Gimp para a versão 2.8.4, MySQL 5.5.29 ( correção de segurança ), entre outras.

Mais informações, a respeito das modificações implementadas na Slackware Linux, podem ser encontradas através do link para o changelog oficial da distribuição, ou em um novo post com mais novidades aqui mesmo no blog.🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s